Reditec 2024

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica aponta desafios da EPT

Mediada pela reitora do IFG, professora Oneida Irigon, a conferência foi proferida pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 13h36
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h49
à esquerda, Reitora do IFG, professora Oneida Irigon. à Direita, secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Breganoli

A conferência “A interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como indutora do desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil” abriu o segundo dia da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Mediada pela reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, a conferência foi proferida pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.

Marcelo Bregagnoli destacou o papel da Rede Federal como principal polo de contato da população do interior do país com o Estado. “A mão do Estado em muitos lugares só é vista pela presença de uma Unidade da Rede Federal, cujo papel de indutor do desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, celebrou.

Ao abrir a Conferência, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon apontou a importância do tema da interiorização. “Sempre tratamos a interiorização da Rede como tema transversal nos encontros da Reditec, entretanto, em 2024, resolvemos transformar esta temática como eixo central para orientar as discussões da Reunião”, explicou.

Bregagnoli levantou o histórico da criação e consolidação da Rede desde a sua criação, até as várias fases da expansão, desde o primeiro governo do Presidente Lula até a proposição dos 100 novos câmpus, anunciada no início de 2024. O Secretário, Marcelo Bregagnoni apontou os desafios da interiorização, especialmente com elementos como o da fixação do pessoal nas unidades do interior, além da permanência e êxito dos estudantes.

Neste sentido, Marcelo Bregagnoni celebrou a coragem do IFG em realizar a Reditec no interior do país, entretanto ele fez um destaque “Receber a Reditec em Caldas Novas traz uma série de desafios, mas sonho no dia em que consigamos realizá-la em São Gabriel da Cachoeira, no interior da Floresta Amazônica”, provocou.

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli

O Novo PAC da Educação também foi citado pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Bregagnoli apontou as prioridades estabelecidas para a consolidação da Rede, especialmente a construção dos Restaurantes Estudantis nas unidades já existentes “estes equipamentos atuam para reforçar nosso trabalho no sentido da permanência e êxito dos estudantes da Rede Federal, além disso, permitem agregar valor à cadeia da produção de alimentos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacou.

Por fim, Marcelo Bregagnoli declarou que o ano de 2025 deve ser o ano das entregas para a Educação Profissional e Tecnológica. “O próximo ano será nosso ano das entregas, não apenas relacionadas à expansão e consolidação da Rede, mas especialmente a partir de nossos compromissos com a avaliação do nosso trabalho e a concretização das demandas educacionais específicas”, encerrou.

O Conif é a entidade promotora da Reditec e, nesta edição, teve a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a realização do evento. Com o tema “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”, o evento reúne mais de mil pessoas de todos os estados do Brasil, no Centro de Convenções Di Roma, na cidade de Caldas Novas – Goiás.

Acesse a transmissão da Conferência

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí