Homenagens

Durante abertura da 48º da Reditec, Conif homenageia seis ex-dirigentes da Rede Federal

Entrega da Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita às pessoas que se destacaram pela sua contribuição à Rede Federal

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 14h40
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h49

abertura da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Caldas Novas (GO), na noite dessa segunda-feira (21/10), ficou marcada por emoção e recordações: como parte deste momento, houve a entrega da Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva às pessoas que se destacaram pela sua contribuição à Rede Federal.

Anualmente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) concede a medalha. Nesta edição da Reditec, foram homenageados os ex-dirigentes: Leopoldina Veras; Jefferson Manhães; Sônia Regina de Souza Fernandes; Odacir Zanatta; Deborah Santesso Bonnas; e Rosana Cavalcante.

Na ocasião, o atual presidente do Conif, Elias Monteiro, a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, fizeram a entrega das medalhas.

Abrindo as saudações, o ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, relembrou que essa homenagem resistiu aos “tempos difíceis”.

“Agradeço ao Instituto Federal Fluminense, ao querido Conif, à Rede Federal e também ao governo brasileiro, ao Lula. Conseguimos manter essa Comenda mesmo em tempos obscuros e difíceis. E hoje é tempo de alegrar e celebrar”.

Em seguida, Odacir Zanatta, ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), mencionou uma fala do professor e escritor Mário Sérgio Cortella e da música “Tocando em Frente”, de Almir Sater.

“Para mim, esse tempo [como reitor] foi de grande aprendizado. Como dizia Cortella, ‘eu fiz o melhor que pude com aquilo que eu tinha nas mãos’. A partir de agora, me sentindo mais leve, posso dizer que ‘ando devagar, porque já tive pressa. Levo esse sorriso, porque já chorei demais’”.

Com um discurso resiliente, a ex-reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Deborah Santesso, frisou as situações desafiadoras enfrentadas pelos gestores dos institutos.

“É com muito orgulho e agradecimento que recebo essa homenagem. E é uma homenagem muito importante, porque vem dos nossos pares, dos gestores que sabem as dores e delícias de estarmos onde estivemos. Nós temos muitos desafios, quem viveu o que a gente viveu na pandemia, por exemplo, e até coisas piores que a pandemia. E outros desafios virão. Então temos, agora, a necessidade de consolidar todo esse trabalho. Esse ano foi um ano penoso, difícil. Sei que o nosso trabalho se encerrou, mas o trabalho de todos os gestores continua e vocês precisam de muita força e apoio”.

Já Leopoldina Veras, ex-reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) fez uma fala que propagou esperança.

“Eu sei que fizemos muito com pouco. Se nós tivéssemos mais, estaríamos mais adiante. Mas sigamos firmes e fortes com a expectativa de que dias melhores virão. Sempre positivamente, acreditando que a Rede Federal e que o processo de interiorização é a solução de problemas básicos do nosso país. Tenho orgulho por ter feito parte da gestão do IFSertãoPE e por ter presidido o Conif. Sigo na mesma força de vontade para fazer aquilo que é melhor, na sala de aula, no laboratório, na pesquisa, onde for. Gratidão por todos que apoiaram, do IFSertãoPE, e também de outras instituições que trabalham conosco em espírito de rede para que nós possamos fazer o melhor, fortalecendo a Educação, desde a básica até o ensino superior”, afirmou Leopoldina.

Fechando as falas deste momento de homenagem, Sônia Regina de Souza Fernandes, ex-reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), mostrou que é possível alcançar espaços que um dia foram inimagináveis.

“Quem diria receber uma honraria intitulada Luiz Inácio Lula da Silva, um nordestino retirante que não teve acesso à Educação. E como grande estadista, presidente desse país e visionário, criou essa bela e linda Rede Federal interiorizada com perspectiva constitucional do direito de todos e todas à Educação. Quem diria, no âmbito do IFC, aquela mulher pedagoga estar recebendo essa honraria neste momento. Então, por isso, agradeço imensamente”.

Rosana Cavalcante não esteve presente no momento da homenagem, porém foi transmitido um vídeo da ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Agradeço imensamente pela preferência, por ter recebido essa comenda. Agradeço a todos os reitores e reitoras que eu convivi durante dez anos”.

Solenidade de abertura

A abertura da 48ª Reditec foi realizada no Centro de Convenções DiRoma, em Caldas Novas (GO). O evento, que tem como tema “Raízes do Futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”, receberá, ao longo de quatro dias, cerca de mil pessoas.

Na mesa diretiva da abertura desta edição da Reditec estiveram presentes Elias Monteiro; Marcelo Bregagnoli; Oneida Cristina Irigon; José Frederico, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás, que representou o governador Ronaldo Caiado; a vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Roselma Luchesi; e o vice-presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Marcelo Freitas da Silva; e o deputado federal Rubens Otoni.

A solenidade foi aberta com uma apresentação da Quasar Cia de Dança. Para a ocasião, foi escolhido o espetáculo “Carinhosamente juntos”, no qual bailarinos interagem com pessoas com deficiência.

Para conferir a íntegra da abertura, clique aqui.

Diretoria de Comunicação do Conif

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFG