Reditec 2024

Temas como avaliação da educação profissional e pós-graduação na Rede Federal encerram programação dos painéis de debates

Também foram discutidos na manhã desta quarta-feira os processos gerenciais e decisórios, o Pronatec e o papel da cultura e das comunidades na interiorização

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 15h28
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h49
Público prestigiou os 15 painéis de debates realizados na Reditec 2024

Cinco novos painéis de debates foram realizados na manhã desta quarta-feira, 23, dentro da programação da Reditec 2024. Somados os outros dez realizados na terça-feira, foram 15 painéis tratando de temas essenciais para a Rede Federal, além das conferências.

Um dos mais concorridos painéis foi o que tratou da “Avaliação da educação profissional: apontando caminhos para a EPT no país”. Os painelistas Sérgio Roberto Gomide Filho (Cefet-MG), Sônia Regina de Souza Fernandes (IFC), Ricardo Magalhães Dias Cardozo (diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep) e Carlos Artur de Carvalho Arêas (assessor especial da Setec/MEC) apontaram questões desafiadoras e até mesmo as contradições presentes nos processos de avaliação da educação.

Sônia Regina, por exemplo, chamou a atenção para o risco das avaliações que adotam métricas economicistas e/ou que deslocam o papel do Estado para a vigilância dos corpos docentes e discentes. “Temos de pensar se queremos avaliar dentro da dimensão crítica e emancipatória ou se vamos adotar a dimensão mercadológica e excludente”, provocou.

Avanços

A “Pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desafios e consolidação” foi o tema abordado pelos painelistas Igor Secundo Dias Bernardes (coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais na Coordenação-geral de Fomento a Ações Estratégicas, da Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes), Maria Cristina Madeira (assessora da Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC) e André Romero da Silva (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES).

Os painelistas trataram do desafio da consolidação da pós-graduação nas instituições. André Romero apresentou números sobre os mestrados e doutorados ofertados na Rede e uma avaliação positiva dos avanços ocorridos nos últimos dez anos. Segundo ele, a maioria dos cursos manteve ou aumentou suas notas nas avaliações oficiais. Outro fator positivo, mostrou, refere-se ao registro de patentes, sendo a maioria (60%) proveniente das pós-graduações.

Antes das exposições dos painelistas, foi exibido um vídeo da presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, saudando as instituições da Rede Federal e a realização da Reditec 2024. Ela disse que espera estar presente na 49ª Reditec, a ser realizada no ano que vem.

Parceiros

No painel sobre “Processos gerenciais e decisórios a partir da análise de dados: Inteligência Artificial e Mineração de Dados”, Simone Vasconcelos Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFF, apresentou a Gestão 5.0 que, segundo disse, tem como centro o ser humano e coloca a tecnologia a serviço da qualidade de vida. Também participou do debate Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

No debate sobre o “Pronatec: fomentando a educação profissional e tecnológica no Brasil”, Claudio Alex Jorge da Rocha, diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, falou da importância da Rede Federal para o programa. Segundo ele, as instituições da Rede são parceiras demandantes e parceiras ofertantes, imprescindíveis para a ampliação da formação profissional. Também participou do debate a chefe de projetos da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Joedna Lobato do Amaral Hubner.

Também foi realizado o debate “Extensão, cultura, territórios e comunidades: contribuições para o processo de interiorização da RFEPCT, com a participação de Deryk Vieira Santana, da Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura do Ministério da Cultura, e Elias Vieira de Oliveira, assessor especial da Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC).

Elias analisou a oferta de cursos relacionados à cultura pelas instituições da Rede e constatou que não são prioridades. Ele ressaltou que as instituições da Rede Federal podem dar uma importante contribuição às comunidades onde estão inseridas ao ajudá-las a acessar os recursos disponíveis para a cultura, por meio da Lei Rouanet, Fundo do Audiovisual e fundos estaduais, por exemplo.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.