Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inovação

Inauguração do Criar abre novas perspectivas para a pesquisa e inovação no IFG

Polo de Inovação conta com diversos laboratórios para atender a comunidade interna e externa

  • Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2024, 14h50
  • Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2024, 13h30
A reitora do IFG, Oneida Irigon, citou a equipe de servidores envolvida diretamente na concretização do Criar
A reitora do IFG, Oneida Irigon, citou a equipe de servidores envolvida diretamente na concretização do Criar

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inaugurou na manhã desta terça-feira, 12, o Criar – Polo de Inovação, que contará com diversas frentes de atuação aliando ensino, pesquisa e extensão. A proposta do polo de inovação é estimular a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas a partir de demandas da sociedade, o cooperativismo e a produção cultural.

O Criar conta com laboratórios de Tecnologias Educacionais, de Políticas Públicas, Inteligência Computacional, de Biotecnologia e Meio ambiente, Laboratório Maker, além de um estúdio audiovisual. Os laboratórios servirão a todos os câmpus do IFG e também a comunidade externa. O espaço também abriga a Unidade Embrapii.

A solenidade foi realizada como parte da programação da 21ª Semana de Ciência e Tecnologia e contou com a presença de autoridades estaduais e federais. O diretor de Articulação e Desenvolvimento da Educação Profissional de Tecnológica do MEC, Cláudio Jorge Alex da Rocha, representou o ministro da Educação Camilo Santana.

Cláudio destacou que o Criar – Polo de Inovação é um espaço de qualificação da educação, que vai estender a pesquisa e a inovação para diversas áreas. “Não é um espaço para o IFG, mas para toda a região”, afirmou.

Espaço estratégico

A reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, disse que o Criar nasce como polo multicâmpus, integrador e transformador. “É um lugar para comprovar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. É um espaço estratégico para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação”, afirmou.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Neto, disse ter ficado impressionado com os laboratórios do Criar. “Nós acreditamos que Goiás pode se tornar o Estado da inovação. E vocês dão um importante passo nesse caminho. Vocês dos institutos federais e do Instituto Federal de Goiás têm dado grande contribuição para nosso Estado e para o país”, reconheceu.

A deputada Bia de Lima, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, também destacou o trabalho dos institutos federais e, especialmente, do IFG. Em seu pronunciamento ela afirmou o compromisso da Assembleia em apoiar o IFG naquilo que couber e anunciou que todas as suas emendas ao orçamento estadual serão destinadas à educação.

Outras autoridades, como o vereador de Goiânia, Fabrício Rosa, dirigentes de entidades empresariais, instituições de apoio à pesquisa, além de dirigentes do IFG, também participaram da solenidade de inauguração do Criar.

Também na manhã desta terça-feira, como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorreram 36 seções orais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (SICT).


Coordenação de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página