Câmpus Itumbiara inicia semestre letivo com retorno às atividades presenciais
A Unidade ficou dois anos sem ofertar aulas presencialmente por conta da pandemia
Após dois anos de suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia da covid-19, no último dia 07 de março de 2022, o IFG Câmpus Itumbiara voltou a ofertar aulas presencialmente. Durante essa fase de isolamento, a maioria dos servidores (professores e técnico-administrativos) trabalhou remotamente e, os alunos, assistiram às aulas via Ensino Emergencial Remoto (ERE). A retomada das atividades nesta semana coincidiu com o início do semestre letivo e também só foi possível, principalmente, por causa do alto número de pessoas vacinadas em Itumbiara e também do quantitativo de servidores e estudantes imunizados contra a covid-19.
O primeiro dia desse reencontro foi marcado por muita emoção e expectativas. Vários foram os servidores que expressaram o sentimento de tristeza que era caminhar pelos corredores vazios da Instituição. “Vocês são a alma deste lugar”, disse o chefe de departamento de áreas acadêmicas, prof. Fernando dos Reis de Carvalho. Além dele, muitos outros docentes mencionaram a satisfação de ver os alunos de volta à Instituição. Essa alegria também se misturou à saudade dos amigos, familiares e ex-colegas de trabalho vítimas do novo coronavírus.
Expectativas
O estudante do 1º período da Licenciatura em Química, Rodolfo dos Reis Santana de Oliveira, estava muito contente de voltar ao Instituto por dois motivos: é que além da possibilidade de assistir às aulas presencialmente, ele também foi aluno do IFG nos primeiros anos de implantação, em 2008, 2009. Ele contou que na época não foi possível dar continuidade ao curso, mas que agora retornava à Instituição com muito entusiasmo e disposição. “Estou com a expectativa lá em cima, melhor do que estava antes”, afirmou ele ao dizer que agora terá mais tempo para se dedicar ao curso superior.
Outra aluna da licenciatura é Girlene Vieira da Silva, do 2º período. Ela, que estava com a filha bebê no colo, conta que anteriormente teve dificuldade para continuar na graduação por conta da gravidez. A estudante, que é da cidade de Bom Jesus e que agora tem uma filha de apenas cinco meses, disse estar maravilhada e animada com o retorno presencial. Girlene contou também que durante o ERE era mais complicado estudar somente pela internet por conta da rotina de casa e do convívio com outros familiares e, na opinião dela, mesmo tendo que trazer a filha para o IFG, será mais fácil se dedicar aos estudos presencialmente.
O diretor-geral do Câmpus, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, por diversas vezes mencionou a alegria de estar recebendo a comunidade acadêmica neste momento tão significativo do retorno presencial. Além disso, o gestor enalteceu o quanto o Estado de Goiás é privilegiado por contar com duas instituições da Rede Federal de ensino: o Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Marcos Antônio também destacou que a qualidade do ensino ofertado no Instituto é muito elevada e que, além de formar técnicos qualificados para o mercado de trabalho, capacita profissionais com “condições de alçar voos maiores do que vocês desejam”. Por fim, o gestor lembrou o quanto o Câmpus Itumbiara tem se destacado na área da pesquisa e extensão, e exaltou a possibilidade que os alunos do IFG têm de ingressar na iniciação científica desde o primeiro ano dos cursos de nível médio.
Orientações para o retorno presencial
O chefe de departamento de áreas acadêmicas, prof. Fernando dos Reis de Carvalho, pediu a todos, em especial os alunos, paciência, compreensão e colaboração mútua. Isso porque segundo ele, essas primeiras semanas do retorno presencial exigirão adaptações às normas exigidas no Protocolo de Biossegurança do IFG. “Ainda estamos voltando dentro de um contexto de pandemia. A situação está mais tranquila [casos de contaminação], mas não deixou de existir”, disse o gestor. Fernando ressaltou também que alguns professores continuarão a ministrar aulas remotamente pois estão amparados por uma instrução normativa do Governo Federal que permite àqueles com algum tipo de comorbidade continuar no ensino remoto.
Diante disso, o chefe de departamento ainda informou que aquele aluno ou servidor que sentir algum sintoma relacionado à covid-19 deve comunicar imediatamente aos gestores do Câmpus e, caso haja um surto de contaminação em qualquer uma das turmas, todos os estudantes serão suspensos momentaneamente das atividades presenciais por dez dias. O docente também comunicou que os estudantes dos cursos de nível médio receberão uma caixa com 50 unidades de máscaras de tripla camda de proteção.
O coordenador acadêmico, prof. Leonardo Magalhães de Castro, reforçou que as medidas de distanciamento, não compartilhamento de objetos pessoais, uso de máscara e higienização das mãos serão mantidas, tal como ocorre em qualquer outro estabelecimento da cidade (comércio, bancos, restaurantes, igrejas etc). O docente também pediu aos alunos e servidores que leiam o Protocolo de Biossegurança do IFG e utilizem garrafas individuais de água.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais