Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Primeiros Socorros

Servidores do Câmpus Itumbiara participam de capacitação de primeiros socorros, no Corpo de Bombeiros

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 12h12 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 08h53

Atividade foi realizada em atendimento à Lei Lucas, que torna obrigatório esse treinamento em instituições de ensino

Grupo dos servidores que participou do treinamento no período da manhã
Grupo dos servidores que participou do treinamento no período da manhã

 

47 servidores do IFG Câmpus Itumbiara participaram de capacitação no dia de ontem, 03 de outubro, no 6º Batalhão Bombeiro Militar (6º BBM). A atividade foi realizada em atendimento à  Lei Lucas* (nº 13.722/2018) que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

As orientações foram repassadas pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Thiago Coelho Barcelos Borges, que durante o treinamento demonstrou como agir em casos de sufocamento, parada cardíaca, perfurações, lesões, traumas, envenenamento, entre outras situações, antes do socorro chegar até a vítima. 

Conforme instruído pelo militar, em caso de primeiros socorros cotidianos, a orientação da corporação é adotar a sequência de passos chamada “A,B,C,D,E”, confira:

A- Imobilize a coluna cervical (pescoço); e ao suspeitar de lesão de coluna, não mexa na vítima, desobstrua as vias aéreas e chame o Corpo de Bombeiros;
B - Verifique a respiração, veja, ouça e sinta a respiração da vítima;
C- Verifique a circulação, sinta o pulso na região do pescoço. Se o pulso estiver lento e fraco, efetue o controle de hemorragias e trate o estado de choque;
D-  Avalie se a vítima está alerta, se responde a estímulos verbais, se responde a estímulos dolorosos, ou se não responde a nenhum estímulo e
E- Exposição, que consiste em expor a vítima, retirando ou cortando as vestes para melhor visualizar as lesões. Apesar da gravidade da situação deve-se agir com calma, evitando o pânico. Ainda é importante transmitir confiança, tranquilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio está a caminho. Deve-se também agir rapidamente, porém dentro dos limites dos conhecimentos básicos de primeiros socorros. Caso não haja, o recomendado é aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros.

 

Clique aqui para acessar, no site do Corpo de Bombeiros, cartilhas de prevenção a incêndio, acidentes domésticos, engasgamento, sufocamento, entre outros. https://www.bombeiros.go.gov.br/category/dicas-seguranca .

*A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos que morreu por asfixia após se engasgar com um cachorro-quente durante um passeio escolar em Campinas (SP). Essa lei federal prevê ainda que os estabelecimentos de ensino deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. E que o descumprimento da Lei poderá acarretar em notificação, multa ou cassação do alvará de funcionamento.



Número para discar em casos de situações de urgência e emergência:

Samu - 192
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil - 199

 

Servidores participaram da capacitação no período da manhã e tarde
Servidores participaram da capacitação no período da tarde

 

 
A articulação do treinamento ocorreu entre 6º BBM, Direção-Geral e Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp)
A articulação do treinamento ocorreu entre 6º BBM, Direção-Geral e Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp)

 




Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página