“Cerrado Sustentável” foi o tema do projeto escolhido para conscientizar a comunidade acadêmica sobre coleta de resíduos sólidos
Os coletores desenvolvidos pelos participantes estão disponíveis em frente ao terminal de ponto eletrônico dos servidores
Foi encerrado nesta semana o Projeto de Ensino intitulado “Cerrado Sustentável: plantando o futuro, reciclando o presente”, que foi desenvolvido no Câmpus Itumbiara com o objetivo de implementar soluções para a coleta seletiva de resíduos sólidos na Instituição. Para isso, foram produzidos coletores de pilhas, latinhas, tampas plásticas, lacres de alumínio; além da manutenção do coletor de garrafas plásticas já existente no Câmpus. Além dos coletores, os participantes do projeto ainda criaram painéis, cartazes, mascotes, histórias em quadrinhos com esses mascotes e marcadores de livros para facilitar a conscientização sobre a campanha.
Coordenado pela docente Dayana Figueiredo Abdalla, destaca-se que quando o projeto foi submetido ao edital n° 27/2024/PROEN/IFG recebeu 100% de aprovação, ficando classificado em 1º lugar com bolsa.
O objetivo geral do projeto Cerrado Sustentável foi o de “sensibilizar os estudantes para a importância da preservação do Cerrado, incentivando a coleta seletiva de resíduos sólidos e promovendo a sustentabilidade através de ações práticas.”
Na opinião da coordenação do Cerrado Sustentável, “ao abordar a preservação do Cerrado e a coleta seletiva, o projeto estimulou a participação dos estudantes e da comunidade escolar, gerando impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade; com aprimoramento significativo da aprendizagem dos estudantes através de uma abordagem interdisciplinar.
Além disso, o projeto promoveu uma maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais, tanto dentro do ambiente escolar quanto na comunidade local.”
O Cerrado Sustentável atendeu 20 estudantes de todos os anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Química, e foi realizado de 09 de outubro a 11 de dezembro, sempre às quartas-feiras, no período vespertino.
Equipe Multidisciplinar
Os estudantes das engenharias envolvidos no projeto trabalham efetivamente no laboratório Maker e também fazem parte da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itumbiara (ESF). Tal ONG conta também com a participação de outros estudantes da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Controle de Automação, bem como de profissionais de outras áreas, tais como Biologia, Pedagogia e Letras. Assim, este projeto contou com uma equipe multidisciplinar, que possui experiência em projetos de pesquisa e extensão, possibilitando, portanto, uma grande articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Além disso, no que diz respeito à ONG dos Engenheiros Sem Fronteiras, que já atua ativamente na ação de Coleta Seletiva Solidária de Itumbiara*, eles perceberam que era preciso realizar um trabalho mais enfático com a comunidade acadêmica do Câmpus acerca da coleta de resíduos.
Equipe do Projeto
Colaboradores
Andrea Gomes (técnica-administrativa)
Dalva Ramos (Docente)
Marcelo Escobar (Docente)
Estudantes bolsistas
Isadora Ferreira Castanheira (Técnico em Química)
Andrey Oliveira (Engenharia Elétrica)
Estudantes voluntários
Eryc Dias (Engenharia de Controle e Automação)
Keldson Alves (Engenharia Elétrica)
Yuri Dias (Engenharia Elétrica)
*É uma iniciativa da Prefeitura de Itumbiara com a Associação de Catadores Estação Reciclar e Agência Municipal do Meio Ambiente. A ação promove a reciclagem e apoia catadores de materiais recicláveis.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais