XX Semlic e XI Seminário da Pós-Graduação homenageiam docentes aposentadas/os
O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na última semana vigésima edição da semana de Licenciatura e a décima primeira edição do Seminário de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Com programação entre os dias 6 e 9 de novembro, o evento contou com atividades presenciais nas unidades Flamboyant e Riachuelo e Flamboyant, além de apresentação de trabalhos em plataforma digital. A edição histórica da Semlic teve como tema "Escola pra quê? Repensando o papel da Educação na atualidade”. Confira no site do evento www.even3.com.br/semlic
Durante a cerimônia de abertura, que se iniciou com uma linda apresentação musical do Grupo Vocal Ékfrase, no auditório da Unidade Riachuelo, foi realizada uma homenagem aos professores aposentados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Jataí: Aníbal Ataídes Barros Filho, Carlos Roberto Rodrigues de Souza, Flomar Ambrosina de Oliveira Chagas, Gisela Franco Vilela de Moraes, Luciene Lima de Assis Pires e Wagner Pereira Lopes, convidados de honra da solenidade, e Nilda Maria de Carvalho (in memoriam).
A presidente da comissão organizadora, professora Marta João Francisco Silva Souza, em discurso emocionado, resgatou a história da SemLic e da então Coordenação de Ciências, responsável por sua organização. Ela relembrou que o curso de Licenciatura foi o segundo do país a ser implantado no CEFET, em uma época em que ainda não se pensava em cursos de formação de professores em escolas de ensino técnico. Ressaltou o engajamento e a importância do trabalho desenvolvido pelos professores da Licenciatura, como a construção e coordenação dos dois primeiros projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de autoria das professoras Nilda e Flomar, respectivamente, e a criação dos cursos de pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do campus.
Por fim, a noite contou com uma palestra da professora doutora Monica Abrantes Galindo, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Unesp - São José do Rio Preto). Intitulada "Escola pra quê? Escola pra quem? Repensar nossos papéis", a palestra trouxe reflexões instigantes sobre o lugar da mulher negra em nossa sociedade e nas Ciências, destacando como o colonialismo e o sexismo continuam a apagá-las e a invisibilizá-las. A professora ressaltou como o racismo e o sexismo estão profundamente enraizados em nossa cultura e, por consequência, em nosso ambiente escolar, mas que isso não significa, entretanto, que eles não possam ser superados. Pelo contrário, ela defende que os educadores devam repensar o seu papel no contexto escolar sempre com os olhos voltados às diversidades que compõem nossa realidade, história e cultura.
HISTÓRICO
Com o objetivo de debater temáticas educacionais relevantes e atuais que impactam a educação básica e o ensino superior, sobretudo no que tange a formação de professores da área, a Semlic se tornou, ao longo dos anos, locus de importantes discussões, encontros e difusão do conhecimento. Historicamente, acompanham os mais importantes debates do cenário educacional brasileiro. Em 2012 o Câmpus Jataí do IFG inicia as atividades do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e, logo depois, em 2013, realiza, concomitantemente a SEMLIC, o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Desde então os dois eventos caminham juntos, agregando pessoas, difundindo conhecimentos e promovendo importantes debates no âmbito da educação e do ensino de ciências e matemática em todos os níveis de ensino. O evento conta com mesas redondas, palestras, comunicações orais, pôsteres, oficinas e minicursos.
Palestra de Abertura - https://www.youtube.com/watch?v=Atm5rD0yYU0
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Redes Sociais