Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Estudantes de cursos técnicos lançam livro de contos digital
Início do conteúdo da página
Ensino

Estudantes de cursos técnicos lançam livro de contos digital

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 09h30 | Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 12h50

Projeto da disciplina Língua Portuguesa foi desenvolvido em 2017

Livro de contos dos alunos do IFG Anápolis 

Foi lançado na semana passada o livro de contos “Memórias em retalhos: costurando contos”, uma antologia que reúne trabalhos de alunos de duas turmas dos cursos técnicos integrados em Edificações e em Química do IFG Anápolis, em trabalho coordenado pela professora Amanda Rechetnicou, de Língua Portuguesa. O livro está disponível aqui.

A professora afirma que se inspirou na obra da escritora mineira Conceição Evaristo, que declarou certa vez ser a sua produção inspirada nas memórias de suas ancestrais e familiares. Assim, a intenção de Amanda era de transformar memórias familiares dos estudantes em narrativas escritas, de cunho real, ficcional ou fantástico.

O projeto teve início em maio de 2017, quando os estudantes cursavam o segundo ano do ensino médio, e a produção dos textos se encerrou em novembro daquele ano. No ano seguinte, quando os alunos já estavam cursando o terceiro ano, eles foram reunidos no livro, em trabalho coordenado por corpo editorial composto por discentes das duas turmas, que se voluntariaram à edição digital do livro.

O trabalho incluiu a análise de contos e o estudo da produção escrita desse gênero literário. Para a produção dos contos, os alunos conversaram com familiares seus a fim de ouvir memórias que eles pudessem evocar. A partir daí, cada estudante escolheu uma história que mais lhe inspirasse e a professora propôs que cada um criasse um conto do modo que desejasse: real, ficcional ou fantástico – e assim surgiram os textos do livro.

Ao falar sobre o projeto, a professora Amanda declara que o livro “foi desenvolvido privilegiando a escrita autoral”, sendo “a tradução do esforço de minhas/meus alunas/os em criar, contar, narrar e materializar as memórias de seus familiares em contos. Este livro costura essas memórias, a partir de uma série de retalhos, cada retalho contando uma história”.

 

Baixe gratuitamente o livro "Memórias em retalhos: costurando contos"

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página