Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > Estudantes do Câmpus Águas Lindas apresentam os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos em 2024
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Estudantes do Câmpus Águas Lindas apresentam os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos em 2024

Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 13h15 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2024, 14h14

Pesquisas receberam premiação e menção honrosa no 30º Congresso da UnB e 21º do DF

Câmpus Águas Lindas é a única instituição do entorno do DF a participar, desde de 2018, de todas edições do Congresso da Universidade de Brasília e do Distrito Federal
Câmpus Águas Lindas é a única instituição do entorno do DF a participar, desde de 2018, de todas edições do Congresso da Universidade de Brasília e do Distrito Federal

Estudantes do ensino médio e superior do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) encerraram o ano de 2024 apresentando os resultados de seus projetos de pesquisa em eventos de iniciação científica de Goiás e do Distrito Federal (DF). 

O Câmpus Águas Lindas é a única instituição do entorno do DF a participar, desde de 2018, de todas edições do Congresso da Universidade de Brasília (UnB) e do Distrito Federal. Em 2024, as atividades do evento abarcaram de Arte à Tecnologia, das Ciências Exatas às Humanas, da Saúde à Linguagem. O câmpus apresentou 15 trabalhos de iniciação científica por meio de pôsteres expostos à comunidade, no Centro Comunitário Athos Bulcão, no Câmpus Darcy Ribeiro, entre 4 e 6 de novembro.

Ao longo da mostra, mais de 3 mil estudantes apresentaram projetos de iniciação científica, entre institutos federais e instituições de ensino superior públicas e privadas do DF e entorno. Todas as avaliações dos trabalhos apresentados foram feitas eletronicamente por meio do celular dos avaliadores, que usaram aplicativo criado especialmente para o congresso.

Desses, o trabalho “Sinergia artístico-cerebral: a intercessão da Arte no processo neural de aprendizagem de Ciências”, dos estudantes Isabelle Kristine Silva Martins, Caio Costa dos Santos e Lucas Ullysses Barreto Ribeiro, orientados pelo professor Paulo Alves da Silva e coorientados pela professora Pollyanna de Oliveira, foi indicado à premiação no 30º Congresso da Universidade de Brasília (UnB) e 21º do Distrito Federal.

Assim como o trabalho “Jogos digitais no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental”, dos alunos Gizele Oliveira Santos (bolsista CNPq) e Alitânia Santos de Jesus (voluntária), orientados pelo professor Paulo Alves da Silva, recebeu menção honrosa no evento.

Delegação do Câmpus Águas Lindas no Seminário de Iniciação Científica do IFG
Delegação do Câmpus Águas Lindas no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG

 

Para o professor Paulo, apresentar os resultados das pesquisas é importante para entrar em contato com um ambiente acadêmico ampliado. "É o momento de compartilhar resultados e de comunicação científica, pois além de dar publicidade aos dados de pesquisa, é uma oportunidade de engajar novos estudantes por meio do testemunho de que é possível fazer pesquisa no câmpus, em diversas áreas diferentes e com poucos recursos financeiros... Penso que poderíamos evidenciar mais as pesquisas que são desenvolvidas por inúmeros servidores e servidoras juntos aos estudantes, criando uma cultura científica mais engajada”, declara o professor Paulo.

A delegação do Câmpus Águas Lindas também participou Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) do Instituto Federal de Goiás, que ocorreu no período de 12 a 14 de novembro. O evento reúne pesquisadores dos 14 câmpus e tem como objetivo ampliar a divulgação do conhecimento científico produzido pelo Instituto. Os estudantes apresentaram os resultados dos projetos de iniciação cientifica, em formato de poster ou comunicação oral. O evento foi realizado no polo de inovação, CRIAR, em Goiânia.  "A SICT é mais  uma ótima oportunidade para apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição e interagir com a comunidade acadêmica. Além de estimular parcerias e futuras colaborações", declara a professora Mariana Magalhães.

Além destes eventos, o câmpus ainda participou do Sernegra, do IFB, de 27 a 29 de novembro, e do Encontro de Culturas Negras, do IFG, 12 a 14 de dezembro, que se consolidaram como espaço plural de construção e difusão do conhecimento em torno dos debates sobre raça, ancestralidade, gênero e classe na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página