Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Segunda Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG acontece de 4 a 8 de junho
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Segunda Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG acontece de 4 a 8 de junho

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 01h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 19h51

Podem participar das atividades alunos e servidores do IFG e comunidade em geral 

II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG recebe inscrições
II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG recebe inscrições

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é, mais uma vez, destaque no Instituto Federal de Goiás (IFG). A II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG acontece de 4 a 8 de junho e traz o tema Alternativas socioambientais e tecnológicas na defesa das águas urbanas. Realizado pelos câmpus Águas Lindas, Formosa, Jataí, Luziânia e Senador Canedo, com colaboração do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), o evento conta, em sua programação, com palestras, mesas-redondas, minicursos e rodas de conversa. As atividades serão online e abertas para alunos e servidores do IFG e comunidade em geral. As atividades no YouTube serão transmitidas pelos canais de cada câmpus. Além de atividades online, o Câmpus Formosa promoverá também atividades presenciais.

De acordo com o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Formosa e organizador do evento, professor Bruno Quirino Leal, a II Semana de Meio Ambiente do IFG visa fortalecer os debates sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental no âmbito do IFG, bem como discutir as problemáticas ambientais frente aos desafios globais e locais, fomentando os seus espaços coletivos de articulação e as trocas de experiências, proporcionando a unificação de agendas, de ações e de projetos, além de buscar interface com as ONGs, instituições públicas e privadas, entre outros agentes que se preocupam e atuam na questão ambiental no Brasil.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e feitas pela internet a partir desta quarta-feira, 1º de junho, pela página https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/8cd47f20-d7e9-42fd-a792-dd35d306aae4/inscricao. Os interessados podem se inscrever até 30 minutos antes do início das atividades, exceto as que serão realizadas pela plataforma Google Meet, que terão as inscrições encerradas 1 hora antes do seu início. O link das atividades transmitidas no YouTube estarão disponíveis na descrição das atividades, no Sugep.

  

Programação Online

A II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG será aberta no dia 6 de junho, às 19h, com a mesa Os Mananciais Hídricos e as Cidades, apresentada pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG).

Entretanto, pela manhã, das 8h30 às 10h, haverá a mesa-redonda Desafios na proteção dos recursos hídricos: da gestão de parques à provisão de saneamento (Câmpus Formosa); e das 10h às 12h, os participantes poderão assistir à palestra Caminhando ao som do Urucungo (Câmpus Águas Lindas). No período da tarde terá a mesa-redonda Projetos ambientais e resíduos sólidos, das 13h30 às 16h30 (Câmpus Águas Lindas).

Na terça-feira, 7 de junho, o Câmpus Senador Canedo abrirá o dia com a palestra A importância da preservação dos córregos urbanos e os desafios da gestão das águas superficiais, das 9h às 11h. O Câmpus Formosa realizará, das 14h às 16h, a oficina online Exercícios funcionais ao ar livre, que se repetirá das 19h às 21h e o minicurso Antropoceno e a intrusão de Gaia: abordagens preliminares das equivocações entre pensamentos indígenas e científicos sobre as crises ambientais. À noite,  às 19 horas, ocorrem simultaneamente a palestra Como as raízes do Cerrado levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil e a mesa-redonda Reflexões acerca das relações entre as queimadas, poluição atmosférica e poluição das águas, pelo Câmpus Formosa.

O último dia do evento, 8 de junho (quarta-feira), começa com duas palestras também do Câmpus Formosa: Micro/Nanotecnologia aplicada ao Manejo Integrado de Pragas e As águas do cerrado valem mais que ouro: os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia, às 8h e às 10h, respectivamente. O período vespertino terá uma palestra do Câmpus Luziânia, A Química Verde e Sustentável e suas interfaces socioambientais, às 16h. Já no período noturno, às 19h, o Câmpus Jataí realizará a roda de conversa Práticas de educação ambiental em escolas públicas. Também às 19h, terá início a palestra Currículo da educação básica e as tendências da agenda pós-moderna na formação da consciência ecológica: encaminhamentos críticos, realizada pelo câmpus formosense.

 

Atividades presenciais

O Câmpus Formosa, assim como outros câmpus, realizará atividades presenciais em que as comunidades interna e externa poderão participar. Começando já no sábado, 4 de junho, durante toda a manhã haverá o minicurso Ferramentas para avaliação da qualidade da água no meio urbano, no Laboratório de Química, e à tarde, a partir das 16h, será a vez da oficina Trilha junto às nascentes do córrego Joséfa Gomes no parque ecológico da Mata da Bica, no próprio parque ecológico.

Na segunda-feira, das 17h às 18h30, todos poderão assistir à palestra Unindo preservação ambiental à tecnologia: barragem subterrânea, uma alternativa tecnológica viável, no Teatro Guaiá. No dia seguinte, das 8h30 às 11h, estará acontecendo o minicurso Questão ambiental e justiça: introdução à ecologia política, na sala S506, e, das 19h às 21h, no Laboratório de Informática I, a oficina A magia do LaTex na produção e divulgação de pesquisa científica.

Terá início às 14h do último dia a oficina Análises parasitológicas de bancos de areia, organizada por vários estudantes no Laboratório de Microscopia, e o minicurso As Microbacias Urbanas no Município de Formosa-GO: Desafios e Perspectivas, no Teatro Guaiá. Para encerrar as atividades presenciais no Câmpus Formosa, o Teatro Guaiá receberá, a partir das 19h de quarta-feira, três professores doutores para a mesa-redonda Audiência Pública das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão: Canalização do Córrego Josefa Gomes em Formosa-GO, que discutirá a canalização do córrego que atravessa a cidade, sob o ponto de vista das instituições públicas de ensino superior.

Todos os participantes inscritos e que preencherem o formulário de presença receberão certificados.

 

Acesse aqui a programação local

Acesse aqui a programação completa

Faça sua inscrição: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/8cd47f20-d7e9-42fd-a792-dd35d306aae4/inscricao

  

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Luziânia e do Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página