Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Dia D do Estágio realiza mutirão de cadastro de estudantes durante Secitec 2022
Início do conteúdo da página
SECITEC 2022

Dia D do Estágio realiza mutirão de cadastro de estudantes durante Secitec 2022

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 18h20 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h51

A ação pretende realizar mais de mil cadastros junto a agentes de integração para preenchimento de vagas

Ação é voltada a estudantes dos cursos técnicos e superiores. Comunidade externa também pode participar do feirão de estágios e vagas de emprego
Ação é voltada a estudantes dos cursos técnicos e superiores. Comunidade externa também pode participar do feirão de estágios e vagas de emprego

Mais de mil ofertas de estágio e emprego deverão ser preenchidas aqui no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás nesta quinta-feira, 10 de novembro. A ação de cadastramento de estudantes e comunidade externa é uma das atividades do Dia D do Estágio, que integra a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec 2022) da Instituição. Somente nesta manhã, cinco empresas, conhecidas como agentes integradores, realizaram o cadastro de estudantes que em breve estarão em seus postos de trabalho para colocar em prática o conhecimento adquirido aqui no câmpus.

O Dia D do Estágio foi organizado pela Coordenação de Interação Escola-Empresa (Cosie-e), ligada à Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Goiânia. De acordo com a coordenadora, Andréia Rezende, a ideia foi trazer o formato de "feirão de empregos" para o pátio da Instituição, aproveitando o público interno e externo que participa da programação da Secitec 2022. "O objetivo da ação é gerar oportunidade de estágio e trabalho para nossos alunos e comunidade, ofertar palestras para capacitá-los para o mercado de trabalho. É uma oportunidade também para a comunidade externa conseguir não apenas um trabalho, mas também conhecer as possibilidades do nosso câmpus", comenta a coordenadora.  

A estudante Elis Regina já realizou o cadastro e agora deve participar de seleção para a vaga, correspondente ao seu perfil, que estava aberta durante a ação do Dia D do Estágio

 

Elis Regina Sousa Azevedo, de 18 anos, estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Edificações, realizou seu cadastro nesta manhã e foi contemplada para participar de uma seleção de estágio. “Eu fiz o meu cadastro e já tinha uma vaga. Baseada nas coisas que eu conversei com ela (a agente de estágio), ela acha que eu estou mais afinada com a área de projetos, que é algo que a gente estuda mais edificações, como usar ferramentas como AutoCAD. Então, eu gostaria de fazer um estágio nessa área. Ela vai fazer o cadastro na empresa e disse que já iria me encaminhar essa vaga que tem disponível. Se eu tiver interesse, já posso participar do processo de seleção”, conta.

Eduardo Pereira Borges, do curso técnico integrado em Eletrotécnica, de 17 anos, preencheu o cadastro e espera que, em breve, a oportunidade de estágio surja. “Eu preenchi meus dados pessoais e também as áreas de interesse, que são projetos elétricos e também máquinas elétricas. (…) eu acredito que meu curso tem grande demanda por profissionais. Acredito que possa ter maior possibilidade de vaga”, pontua.

 

Eduardo Pereira se cadastrou e aguarda vaga na área de Eletrotécnica. Ele foi atendido pela   agente de integração, Fernanda Camargo.

 

A agente de integração da Super Estágios Goiânia, Fernanda Camargo, esteve presente no período da manhã da ação do Dia D do Estágio e afirma que a demanda na área é grande. “Temos uma média de 500 vagas atualmente, esse número pode variar dependendo do período do ano.” Sua agência trabalha com ofertas para estudantes de ensino médio, ensino técnico, de graduação e também de pós-graduação. “Hoje o mercado busca muitos cursos técnicos e também de graduação”, ressalta.

Fernanda falou também sobre os benefícios que o estagiário faz jus, de acordo com a Lei Federal 11.788, dentre eles: recebimento de bolsa-auxílio, auxílio transporte e recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses no estágio. A lei ampara estudantes de ensino médio e superior nesse tipo de contrato. “O vale-alimentação não é obrigatório, mas dependendo da empresa ela pode sim fornecer, apenas o vale transporte é obrigatório, principalmente nos casos de estágio extracurricular, é garantido ao estudante a bolsa-auxílio, que é a remuneração que ele vai receber e o vale-transporte. A carga horária prevista em lei é de no máximo 30 horas semanais ou 6 horas por dia, porém tem empresas que adotam 4 horas diárias de estágio e até mesmo estágio no sábado, porém não podendo ultrapassar o total de 30 horas semanais”, completa.


Thiago Gonçalves (17 anos), aluno do curso técnico integrado em Edificações, espera encontrar uma oportunidade de estágio em Engenharia Civil, que é uma área interligada a sua formação. 

 

Cadastro

A ação de cadastramento de estudantes para vagas de estágio e empregos continua também no período noturno, no pátio do Câmpus Goiânia. Pela manhã, participaram os agentes de integração Start Profissional, Portal do Estágio, Super Estágios, IEL e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Na oportunidade, os discentes e a comunidade externa podem procurar a tenda de credenciamento no Câmpus Goiânia para preencher uma ficha. Após esse passo, os candidatos são cadastrados no banco de dados dos agentes de integração, que fazem a ponte entre uma oferta de vaga e o estudante. “Em relação às vagas, às vezes a gente tem sim a vaga, o estudante vai enviar o currículo e a gente vai encaminhar para análise da empresa, ou às vezes não, a gente pega o currículo desse estudante, coloca em nosso banco de dados, e surgindo as oportunidades, a gente encaminha pra empresa”, esclarece Fernanda, da Super Estágios.

O Câmpus Goiânia também conta com a Coordenação de Interação Escola-Empresa (Cosie-e), que é responsável pela área de estágio. O setor conta, inclusive, com um site específico onde são lançadas as oportunidades, vindas de empresas parceiras. Para conferir, acesse: http://extensao.ifg.edu.br/estagioifggoiania/ .

Quem não puder participar do Dia D do Estágio, dentro da Secitec 2022, pode também realizar o cadastro pelos sites dos agentes de integração:

Além do cadastro de estudantes, as ações do Dia D do Estágio englobaram também as palestras Estágio: caminhos e possibilidades no empreendedorismo, com Luis Fernando Campos, diretor de Relações com o Mercado no Portal do Estágio; e As competências necessárias para o mundo do trabalho, com a psicóloga do Câmpus Goiânia, Rose Shimabuku.


Confira também a programação da Secitec do Câmpus Goiânia que segue até o dia 11 de novembro.

 

Veja mais imagens sobre a ação no Álbum de Fotos da Secitec 2022

 


Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página