Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Câmpus Goiânia abre solenidades de colação de grau com 33 formandos
Início do conteúdo da página
FORMATURA

Câmpus Goiânia abre solenidades de colação de grau com 33 formandos

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 15h49 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 17h41

Serão realizadas outras duas cerimônias nesta sexta, 23, e dia 30 de agosto, contabilizando mais de 100 concluintes

imagem sem descrição.

A partir dessa quinta-feira, 22 de agosto, o Instituto Federal de Goias Câmpus Goiânia realiza as solenidades de colação de grau dos estudantes dos cursos superiores. Na noite de ontem, 33 formandos participaram da primeira das três cerimônias que vão ocorrer no Teatro do Câmpus Goiânia. As demais serão nesta sexta-feira, 23, e no próximo dia 30 de agosto. As datas foram necessárias para comportar os mais de 100 formandos e seus respectivos convidados, uma vez que o Teatro do câmpus possui espaço para 300 pessoas em sua plateia.

Nessa primeira cerimônia, colaram grau formandos dos cursos de bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Química e Turismo. Estevão Rezende Brisolla Zara, concluinte de Engenharia Civil, prestou o juramento em nome das turmas. Rafaela Almeida do Nascimento e Vitor Henrique Barbosa, ambos da Engenharia de Transportes, receberam a outorga de grau em nome dos formandos.

 

Acima esquerda, Estevão Rezende, como juramentista. Abaixo, Rafaela Almeida e Vitor Henrique na outorga de grau

 

Kamilla Karlla Mesquita de Santana Massuda, da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, foi a oradora das turmas. Ela lembrou a trajetória dos estudantes desde o momento do ingresso no Câmpus Goiânia, passando pelos desafios típicos da vida acadêmica, até chegarem ao momento mais aguardado, a formatura. “Hoje, ao olharmos ao nosso redor, percebemos que este momento é muito mais do que apenas o encerramento de um ciclo. Ele marca uma jornada que trilhamos juntos, cheia de desafios, aprendizados, e principalmente, conhecimento. Cada um de nós percorreu um caminho único, com altos e baixos, mas chegamos aqui juntos, mais fortes e preparados para o futuro. Lembro-me do primeiro dia de aula. Éramos estranhos, inseguros e cheios de expectativas. Com o tempo, essas expectativas se transformaram em laços, em histórias compartilhadas e em momentos que ficarão guardados para sempre em nossos corações.”

A formanda também falou sobre a perspectiva para essa próxima etapa na vida dos recém-graduados. “Este não é o fim, mas o começo de algo futuro. O futuro que nos espera e embora seja incerto, sei que estamos prontos para enfrentá-lo com coragem e determinação, porque acima de tudo, aprendemos que, mesmo diante das adversidades, somos capazes de alcançar qualquer coisa.”


 
Kamilla Karlla durante seu discurso em nome das turmas 
 

Compuseram a mesa diretiva da solenidade dessa quinta-feira, 22, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira; a coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo, professora Fernanda Rodrigues Vieira, representando o chefe do departamento de áreas acadêmicas 1, professor Rafael Gonçalves Borges; o chefe de departamento de áreas acadêmicas 2, professor Alexandre Silva Duarte; o chefe de departamento de áreas acadêmicas 3, professor Wesley Pimenta de Menezes; e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, a técnica em assuntos educacionais, Ana Paula de Souza.

A diretora-geral do Câmpus, Adriana dos Reis, agradeceu aos graduandos e familiares por terem acreditado no IFG como instituição responsável pela formação acadêmica e profissional. “E aqui essa formação que vocês tiveram, foi capaz de não ser só uma formação para o mundo do trabalho, mas para a vida. Vocês tiveram uma formação mais humana, com mais inclusão, mais conhecimento”, enfatizou.

 
Professora Adriana dos Reis parabenizou os formandos pela persistência e pela conquista do curso superior

 

Ela também reforçou a resiliência e persistência dos formandos que enfrentaram desafios como pandemia, ensino remoto e, por fim, a greve, que adiou o sonho concretizado na cerimônia dessa quinta. Em seu discurso, Adriana também informou sobre o marco à comunidade acadêmica do câmpus sobre as obras do futuro restaurante estudantil, que representará um avanço para a permanência e êxito dos estudantes.

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, corroborou com Adriana em relação à importância do restaurante que integrará as ações da assistência estudantil, um dos compromissos do IFG. Aos formandos, ela acrescentou que “apesar de tudo, de todas as adversidades, este instituto tem sido um pilar na transformação de vida em Goiás, oferecendo oportunidades que ampliam horizontes e constrói futuros brilhantes... Lembremos também da importância da solidariedade e da responsabilidade social. Com todo o conhecimento que adquiram, cabe a vocês utilizá-lo em prol da sociedade, buscando sempre um mundo melhor para todos.”

 
Professora Oneida Irigon durante seu discurso na cerimônia de colação de grau

 

Próximas solenidades

Dando sequência às cerimônias de colação de grau, nesta sexta-feira, 23, será a vez dos formandos em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação. Na próxima sexta, dia 30 de agosto, concluintes dos cursos das licenciaturas em Física, História, Letras-Português, Matemática e Música compõem o palco da solenidade. Os eventos serão realizados também no Teatro do Câmpus Goiânia, às 20 horas.

Ao todo, 101 formandos participam das cerimônias.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. 

Fim do conteúdo da página