Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > IFG tem propostas selecionadas para desenvolver projetos da Secretaria Nacional de Políticas Penais
Início do conteúdo da página
PNAPE

IFG tem propostas selecionadas para desenvolver projetos da Secretaria Nacional de Políticas Penais

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 14h17

Das 20 propostas que foram selecionadas pela Senappen neste ciclo, o IFG foi contemplado com três projetos para execução em 2025  

 Na última terça-feira, 17 de dezembro, o Instituto Federal de Goiás (IFG) participou do evento de lançamento do Segundo Ciclo do Projeto Alvorada, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília. O evento integra as ações da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE).  Das 20 propostas que foram selecionadas pela Senappen neste ciclo, o IFG foi contemplado com três projetos para execução em 2025.

Estiveram presentes durante a cerimônia de lançamento do novo ciclo do Projeto a reitora do IFG, Oneida Cristina Barcelos, e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, para assinatura dos Termos de Execução Descentralizada (TED) do Projeto Alvorada.

Cada proposta selecionada do IFG receberá até R$ 699.160,00 para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional aos egressos do sistema prisional e seus familiares. Os cursos terão oito meses de duração, carga horária total de 720 horas e serão realizados no Câmpus Inhumas, Goiânia e Luziânia. Parte dessa carga horária será destinada ao núcleo de inclusão social e produtiva que tem como objetivo desenvolver habilidades para ingresso no mundo do trabalho e realizar a incubação de novos empreendimentos.

Com enfoque na qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, o Projeto Alvorada busca o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento da reintegração e empregabilidade das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares em várias regiões brasileiras.

O IFG, em 2019, foi o primeiro, dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a executar o primeiro ciclo do Projeto Alvorada com o curso de Eletricista Predial no Câmpus Goiânia Oeste, concluindo com 28  participantes na época. A expectativa neste segundo ciclo ofertar 90 vagas para egressos do sistema prisional e seus familiares, o que corresponde ao triplo de vagas ofertadas no primeiro ciclo.

 

Momento formativo e palestra

Além do lançamento do novo ciclo do Projeto, foi realizado um momento formativo para servidores, do qual participaram servidoras do Câmpus Inhumas; Luziânia; Goiânia e da Coordenação de Estágio e Trabalho da Proex.

Durante o evento, a professora do Câmpus Anápolis, Elza Gabriela Godinho Miranda,  participou como palestrante no painel sobre “Núcleo Incubador como lócus privilegiado de inclusão social e produtiva a partir de ações no âmbito da Economia Popular e Solidária”. Na ocasião, ela apresentou a Criar Incubadora do IFG e as ações do Núcleo Incubador do Câmpus Anápolis voltadas ao desenvolvimento de empreendimentos em economia solidária.

Elza Gabriela destacou que a economia solidária desempenha um papel crucial na emancipação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente no contexto do mundo do trabalho. Essa abordagem econômica busca promover a inclusão social e a geração de renda, oferecendo alternativas viáveis ao modelo tradicional de exploração do trabalho, pautado na colaboração, na sustentabilidade e na autogestão, e gerando oportunidades para aqueles que por diversos motivos estão excluídos ou marginalizados.

 

PNAPE

A Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (PNAPE) busca articular estratégias de integração social e produtiva para egressos do sistema prisional, fortalecendo ações de cidadania, reintegração e dignidade. Instituída pelo Decreto nº 11.843 de 2023, a PNAPE também articula com a Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional, estabelecendo diretrizes para que todos os entes federativos apoiem e assistam à população egressa e seus familiares.

 

Diretoria de Comunicação Social /Reitoria com informações da Coordenação de Estágio e Trabalho da PROEX e da Divisão de Comunicação da SENAPPEN.

 

 

Fim do conteúdo da página