Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Câmpus Goiânia Oeste recebe equipe gestora da reitoria para dialogar com a comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
GESTÃO

Câmpus Goiânia Oeste recebe equipe gestora da reitoria para dialogar com a comunidade acadêmica

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 12h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 12h09

Visita faz parte do Projeto Reitoria nos câmpus

imagem sem descrição.

O Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu ontem, dia 27, o Projeto Reitoria nos Câmpus. A ação, organizada pela Reitoria do IFG, tem como objetivo promover o diálogo entre os dirigentes da Reitoria do IFG e a comunidade acadêmica para uma gestão mais democrática e participativa. O Câmpus Goiânia Oeste foi a décima unidade do IFG a receber a visita itinerante da Reitoria.

A programação do Projeto Reitoria nos Câmpus – Câmpus Goiânia Oeste, começou pela manhã com um uma reunião, no auditório do câmpus, entre dirigentes da Reitoria e os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia Oeste. Além da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, participaram também do encontro com os estudantes os seguintes gestores da Reitoria: o diretor Executivo, Tauã Carvalho de Assis; o pró-Reitor de Administração, Diego Silva Xavier; a pró-Reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes Viana; o diretor de Gestão Acadêmica, Vinicius Sousa Ferreira; a diretora de Pesquisa e Inovação, Lorenna Silva Oliveira Costa; o diretor de Pós-Graduação, Wanderley Azevedo de Brito; a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas, Marluce Silva Sousa; o diretor de Ações Sociais, Fernando Henrique Silva Carneiro; a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Fabrícia Umeno Ferreira; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Bruna Borges Frazão.

Após o encontro com os discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia Oeste, a equipe de gestores da Reitoria do IFG reuniu-se com os gestores e coordenadores do Câmpus Goiânia Oeste. No período vespertino, a reitoria, professora Oneida, os gestores da Reitoria, participaram do encontro, no auditório do câmpus, com os professores e técnicos administrativos do Câmpus Goiânia Oeste. No final da tarde, as alunas Mariana Fernandes Lima e Ana Julya Alves da Costa, do segundo ano do curso Técnico em Nutrição e Dietética, e Pérola Cristina Carlos Pires, do segundo ano do curso Técnico em Vigilância em Saúde, levaram as reivindicações dos alunos e do Grêmio Estudantil Novo Oeste para a reitora e a equipe de gestores.

À noite, o diálogo aconteceu com os alunos do curso Técnico em Enfermagem modalidade EJA e com os discentes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia. Em todos os momentos de encontro e diálogo, os alunos e servidores do Câmpus Goiânia Oeste tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e mostrar as demandas do câmpus para a equipe da Reitoria. Além de esclarecer os questionamentos levantados, os pró-reitores e diretores presentes se comprometeram a buscar soluções para as demandas levantadas.

“Foi um diálogo esclarecedor para compreendermos como será o funcionamento do novo bloco acadêmico e também entendermos melhor sobre os valores dos auxílios e as bolsas dos projetos de pesquisa e ensino. A maior dúvida dos discentes era em relação aos auxílios e as bolsas. Infelizmente o valor atual da bolsa não atende às nossas necessidades. Esperamos que com a construção do restaurante estudantil melhore”,  disse Mariana Fernandes Lima, aluna do segundo ano do curso Técnico em Nutrição e Dietética e representante do Grêmio Estudantil.

A coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Thays Angelica de Pinho Santos, também mostrou preocupação com o mobiliário dos laboratórios do novo bloco: “Temos uma expectativa muito grande com o bloco acadêmico, será necessário um volume muito grande de materiais para serem adquiridos, ficamos preocupados com o orçamento, como se dará o processo de aquisição, e os esclarecimentos que eles fizeram foram necessários, até mesmo para alinharmos as expectativas entre o que esperamos e o que será possível de ser alcançado inicialmente. Esse momento de diálogo foi importante para trazer as demandas do câmpus, da comunidade acadêmica, reconhecer os avanços e fazer os encaminhamentos para termos melhorias. A gente sabe que possivelmente algumas coisas do dia a dia do câmpus não chegam na reitoria. E quando eles vêm ao câmpus, podem conhecer a nossa realidade, podem ver melhor os nosso problemas, para atuar de forma mais pontual nas soluções”.

“Eu penso que o mais importante desse encontro foi a possibilidade das pessoas viverem a experiência democrática. De um modo geral na sociedade, a gente sempre pensa que quem está acima, na gestão, a gente não pode falar, o prefeito, o vereador, a reitora e a reitoria também nos parece algo distante. Viver essa experiência aqui tem um caráter formativo para os estudantes entenderem que o diálogo é parte da experiência democrática. Porque a democracia, ela é um exercício. Além disso, ficou evidente durante os encontros que as pessoas querem dialogar, entre os pares e também com quem tem um olhar maior. Quando a gestão se aproxima, tanto ela escuta o particular, como nós ampliamos a visão de totalidade. É um momento positivo e esperamos que ele possa se repetir mais vezes”, afirmou Janaina Cristina de Jesus, professora do curso superior de Licenciatura em Pedagogia.



Confira na nossa fanpage o álbum de fotos da visita da equipe gestora da reitoria ao Câmpus Goiânia Oeste

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste




Fim do conteúdo da página