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Material didático

Núcleo de Pesquisa promove mesa-redonda sobre o PNLD/2021 na quarta-feira, 7 de julho

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 18h24 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 19h07

Evento é aberto à comunidade e será transmitido pelo canal do Câmpus Inhumas no YouTube

Na quarta-feira, 7 de julho, a partir das 14 horas, será realizada uma mesa-redonda sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2021). O evento on-line é aberto à comunidade em geral e será transmitido pelo canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube. Haverá certificação de horas complementares aos participantes. Os professores convidados para o evento são: Edimárcio Francisco da Rocha (IFMT - Câmpus Rondonópolis) e Ricardo Gauche (Universidade de Brasília).

A mesa-redonda está sendo organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências (Nepec) do IFG-Câmpus Inhumas. "Ao observar a complexidade do tema e suas relações com o trabalho pedagógico e o cotidiano de professores e estudantes, o Núcleo de Pesquisa propôs a mesa-redonda a fim de apresentar elementos que possam contribuir com esse debate, acreditando que o diálogo é condição imprescindível para a construção de uma escola democrática", explica a professora Karla Ferreira Dias Cassiano, líder do Nepec e que fará a mediação da atividade. 

Escolha

Segundo as informações disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC), a escolha dos livros didáticos do PNLD 2021 – Objeto 2 – Áreas do Conhecimento, destinada ao ensino médio, será realizada no sistema do próprio ministério e está prevista para ocorrer no período entre 16 de julho e 13 de agosto. O acesso ao sistema é feito com o CPF do gestor de cada unidade escolar com uma senha pessoal e intransferível. A orientação é que a escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores envolvidos.

De acordo com a professora Karla, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do Ensino Médio tem provocado questionamentos sobre os impactos na estrutura organizacional e na autonomia didático-pedagógica dos sistemas de ensino. "Considerando os preceitos de formação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, esse contexto tem levantado discussões sobre a concepção de educação impressa nas políticas educacionais; a necessidade de reafirmar a autonomia didático-pedagógica dos Institutos Federais na oferta do Ensino Médio Integrado; e os possíveis problemas que podem emergir após a adesão ou não ao programa", afirma. 

Acesse o canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube: https://www.youtube.com/c/ifgcampusinhumas

 

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