Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Alunos do curso de Agentes de Direitos da Pessoa Idosa participam de ações do “Junho Violeta”
Início do conteúdo da página
Extensão

Alunos do curso de Agentes de Direitos da Pessoa Idosa participam de ações do “Junho Violeta”

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 12h21 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 13h11

O mês é dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa

 
Estudante Dinacir Maria durante diálogo com os pacientes do ESF 06
Estudante Dinacir Maria durante diálogo com os pacientes do ESF 06

 

Os estudantes do curso de Agentes de Direitos da Pessoa Idosa, do Programa Envelhecer nos Territórios*, estão participando das atividades comemorativas ao “Junho Violeta” - mês de conscientização acerca da violência contra a pessoa idosa. A ação está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itumbiara em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na manhã desta quinta-feira, 27/06, uma estudante do curso, Dinacir Maria dos Santos, participou das atividades na unidade ESF 06, do Bairro Brasília (e que está temporariamente funcionando no IFG Câmpus Itumbiara). Dinacir relata que já trabalhou em hospitais e que está muito contente e feliz com a oportunidade de aprender e compartilhar seus aprendizados sobre direitos das pessoas idosas com familiares, amigos e moradores do território em que ela está atuando. A estudante, durante diálogo no posto de saúde, ainda demonstrou sua satisfação de, em breve, poder começar a visitar a residência da população idosa; visitas essas que devem começar a ocorrer a partir de agosto, após a finalização do curso presencial dos agentes. 

Dinacir também afirmou que o curso tem sido “uma experiência única”, e destacou o quanto tem aprendido sobre expressões corriqueiras, que parecem inofensivas, mas que na verdade estão carregadas de etarismo (preconceito contra pessoas com base na sua idade). 

A coordenadora local do Envelhecer nos Territórios, Patrícia Arantes, também esteve presente nessa ação no ESF 06, e explicou aos presentes que desde 2023 o Instituto Federal de Goiás tem trabalhado na implementação do Programa em Itumbiara, cidade que foi escolhida, entre alguns fatores, pela quantidade de moradores idosos ( que é de de cerca de 18 mil indivíduos). 

Patrícia também esclareceu que, ao final do Programa, e após identificar as violações que as pessoas com mais de 60 anos sofrem, será possível elaborar políticas públicas específicas para garantir a defesa e o direito dos idosos nas mais diversas áreas: saúde, lazer, segurança, alimentação, bem-estar, vivência social, acesso a serviços públicos, entre outros. “O foco é garantir a qualidade de vida das pessoas idosas”, ressaltou Patrícia. 

 

*Conheça o Programa

O programa “Envelhecer nos Territórios - Promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas” vai avaliar o nível de garantia de direitos das pessoas idosas em todo o país (...) promovendo o incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das Políticas de Direitos Humanos voltadas à pessoa idosa em estados e municípios. A iniciativa também tem como foco a formação de agentes de direitos humanos no território por meio de uma parceria firmada entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e os institutos federais de educação.

Os agentes estão sendo capacitados no IFG para atuar na cidade durante o período de um ano. Eles também terão reuniões com a gestão municipal e o conselho de direitos em parceria com outros órgãos para minimizar as violações aos direitos da pessoa idosa.

No Centro-Oeste, apenas Itumbiara e Iporá participam do Programa. Além dessas duas, apenas mais oito cidades brasileiras estão executando esse Programa. 

No Câmpus Itumbiara, a coordenadora local do “Envelhecer nos Territórios” é a servidora Patrícia Arantes. A coordenadora destaca que o objetivo do Envelhecer é trabalhar para que cada bairro da cidade tenha a cobertura de um agente, e que ao final eles atinjam a meta de realizar 4.500 visitas técnicas domiciliares.

No momento a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF 06), do Bairro Brasília, está funcionando no IFG Câmpus Itumbiara
No momento a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF 06), do Bairro Brasília, está funcionando no IFG Câmpus Itumbiara



Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página