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Etapa de desenvolvimento do Projeto Lapassion no IFG é tema de e-book

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 15h19 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Obra, que conta com artigos de professores e estudantes que participaram do Projeto, está disponível para download

imagem sem descrição.

 

A etapa de desenvolvimento do Lapassion@Goiânia é o foco do e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável. O título da obra publicada pela Editora Alta Performance é uma referência ao tema da etapa de desenvolvimento do Projeto, que foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), entre março e maio de 2020, no Câmpus Goiânia. Constituída por oito capítulos escritos pelos professores e estudantes que participaram da atividade, a publicação pode ser acessada gratuitamente aqui.

 

O e-book e o Projeto foram coordenados pelos professores Ruberley Rodrigues de Souza, do Câmpus Jataí; Marcelo Escobar de Oliveira, do Câmpus Itumbiara; e Suelene Vaz da Silva, do Câmpus Goiânia.

 

E-book

De acordo com o professor Ruberley, coordenador do Projeto e atual diretor-geral do Câmpus Jataí, o e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável aborda a etapa de desenvolvimento da atividade que ocorreu no IFG, em 2020. O primeiro capítulo foi escrito pelos organizadores e apresenta o Programa Erasmus+, da União Europeia, responsável pelo financiamento do Projeto. O capítulo ainda apresenta o Lapassion, com um histórico do IFG e a descrição da etapa realizada na Instituição.

No segundo capítulo, escrito pelos professores Liberato da Silva Santos, do Câmpus Goiânia, e Rejane Maria Gonçalves Maia, do Câmpus Aparecida de Goiânia, o processo de seleção para participar do Lapassion foi abordado. Segundo Ruberley, “foi uma metodologia inovadora, pois possibilitou aos estudantes de nível intermediário participarem do processo seletivo em que se adotou o design thinking durante o processo de imersão”. O termo "design thinking" é, usualmente, utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, voltado à organização de ideias para estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. E esse processo foi utilizado ao longo do Projeto Lapassion no IFG.

Os capítulos três ao sete foram escritos pelos tutores e estudantes participantes do Projeto. Neles, além de fazer uma reflexão sobre o produto apresentado e a participação no Lapassion@Goiânia, cada uma das equipes participantes descreve o time, o desafio e a contraparte (empresa ou secretaria que apresentou o desafio), o processo de ideação e prototipagem e a proposta de solução para o desafio.

Por fim, no oitavo capítulo, os organizadores da publicação apresentam uma avaliação da etapa desenvolvida no IFG. Como explica Ruberley, “para isso, foram utilizados os resultados de um questionário aplicado pela Universidade da República do Uruguai (UDELAR) junto aos estudantes participantes do Lapassion@Goiânia”.

 

Fonte de pesquisa

Os organizadores do e-book esperam que a publicação possa contribuir como fonte de pesquisa para outros projetos multidisciplinares que envolvam a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), principalmente pelo fato de o Projeto ter sido adaptado para ser desenvolvido de forma remota.

Como destaca o professor Ruberley, a proposta de desenvolvimento do Projeto era presencial, mas, devido à pandemia da Covid-19, teve que ser adaptada para o formato remoto. Ainda assim, como destacam os organizadores, o Projeto conseguiu manter qualidade de resultado semelhante à obtida nas etapas desenvolvidas presencialmente.

Lapassion@Goiânia foi desenvolvido no Câmpus Goiânia, de 9 de março a 15 de maio de 2020. De 9 a 16 de março, as atividades se desenvolveram de forma presencial, mas foram interrompidas no dia 17 de março devido à pandemia. A partir do dia 23 de março, as atividades foram retomadas de forma remota até o seu final.

 

Acesse o e-book.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

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