Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Uruaçu > NOTÍCIAS URUAÇU > Inscrições para o Programa de Bolsa Permanência estão abertas
Início do conteúdo da página

Inscrições para o Programa de Bolsa Permanência estão abertas

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 00h00 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 18h41

No IFG, o programa é voltado para estudantes indígenas e quilombolas dos cursos superiores

imagem sem descrição.

Estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG) já podem se inscrever para o Programa de Bolsa Permanência. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

O programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) tem a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas de instituições federais de ensino superior.

De acordo com a Diretoria de Ações Sociais do IFG, o programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso. O valor atual da bolsa é de R$ 1.400 mensais.

 

Inscrições

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão do IFG, as inscrições no Programa devem ser feitas com o auxílio de um responsável nos câmpus. Dessa forma, os estudantes indígenas e quilombolas precisam acessar o link http://sisbp.mec.gov.br, solicitar acesso ao Programa e preencher o cadastro e o questionário.

Na data da inscrição, o estudante deverá também entregar para um responsável no câmpus a seguinte documentação: autodeclaração do candidato; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; declaração da Funai de que o estudante reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

A Diretoria de Ações Sociais do IFG orienta que os câmpus promovam o mapeamento dos estudantes indígenas e quilombolas matriculados nos cursos superiores e indiquem um responsável por acompanhar as inscrições dos estudantes no sistema e encaminhem a documentação digitalizada dos inscritos para o e-mail da Coordenação-Geral de Assistência Estudantil cgae@ifg.edu.br até o dia 1º de julho.

 

Saiba mais sobre o Programa: https://www.ifg.edu.br/assistencia-estudantil?showall=&start=2

 Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação-Geral de Assistência Estudantil pelo e-mail cgae@ifg.edu.br. Para esclarecer dúvidas nos câmpus do IFG, acesse: https://www.ifg.edu.br/assistencia-estudantil?showall=&start=5

 

Fim do conteúdo da página