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Perguntas dos Alunos

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 08h43 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 16h02

Perguntas dos Alunos


1. Sou aluno/a e preciso de declaração comprobatória de matrícula. Como posso obter?
Procure a CORAE do Câmpus e preencha formulário solicitando o documento. O prazo para emissão é de 02 (dois) dias úteis. No entanto esse prazo pode ser alterado em decorrência de períodos de maior demanda no setor ou de férias de um dos servidores que prestam atendimento nessa área.


2. Qual o documento necessário para empréstimo de livro na Biblioteca?
Os alunos devem apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil digital (disponível no aplicativo IFG Mobile). Já os servidores devem apresentar documentação pessoal.


3. Quantos livros posso pegar emprestado na biblioteca?
O aluno pode pegar emprestado até 3 exemplares de uma só vez.


4. Quantos dias posso ficar com os livros que eu peguei emprestado na biblioteca do câmpus?
Alunos podem permanecer com os livros por 7 dias. A renovação pode ser feita 3 vezes, totalizando 21 dias. A renovação é feita online.


5. E se eu não entregar o livro no dia certo?
Procure renovar, ou devolver seus exemplares em dia. A devolução em atraso dos materiais emprestados acarreta multa de R$ 1,00 por dia e por obra, a ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU)somente no Banco do Brasil.


6. Como faço para renovar ou fazer reserva de livros?
A renovação de exemplar ou a reserva de livros emprestados por terceiros podem ser realizadas por meio de login pelo site de pesquisa da biblioteca: https://biblioteca.ifg.edu.br/sophia_web/


7. Qual horário de funcionamento da biblioteca do IFG Câmpus Goiânia Oeste?
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21 horas.


8. Como faço para realizar meu estágio?
Para realizar o estágio, é necessário o preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso (que pode ser para pessoa física ou jurídica), por parte do aluno e da empresa concedente de estágio. Tal documentação deve ser entregue na GEPEX em 3 vias para a formalização do estágio.


9. Já trabalho na área de meu curso de formação. Posso aproveitar meu tempo de trabalho como estágio obrigatório?
Sim. Este procedimento se chama "Validação do Estágio Curricular Obrigatório por Exercícios de Atividades Profissionais”. Para tanto é necessário preencher o formulário de validação, disponível no site da PROEX.


10. É possível a equiparação ao estágio curricular por meio de atividades de extensão, monitoria e iniciação científica e tecnológica?
Sim, desde que haja previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme o art. 1º, §3º da Lei nº 11.788/2008 e compatibilidade das ações desenvolvidas com os objetivos de formação do curso e as especificidades do perfil profissional de conclusão do mesmo, conforme as orientações previstas no art. 25 da Resolução nº 57/2014.


11. Depois de cumprir o estágio obrigatório, posso ingressar em uma nova oportunidade de estágio?
Sim. Após a prática do estágio obrigatório e o cumprimento de todo o processo de avaliação, o estudante poderá realizar o estágio não obrigatório, atendendo os aspectos da Lei nº 11.788/2008. Vale lembrar que o estudante não poderá mais realizar o estágio obrigatório.  


12. Há empresas e pessoas físicas que possuem convênio com o IFG. Só posso realizar meu estágio com estas pessoas/empresas?
Não. Mas é necessário estabelecer o convênio com as empresas/pessoas físicas que não forem conveniadas para formalizar o estágio.


13. Posso trancar o curso de ensino médio integrado?
Sim, pode. O trancamento pode ser solicitado a partir do segundo período do curso, em data prevista no calendário ou fora do período, nas seguintes situações:
I – Aluno convocado para o serviço militar.
II – Tratamento de saúde prolongado, nos termos da lei 1044/69.
III – Conforme lei 6.202/75, discentes gestantes, e atestado médico comprobatórios.
IV – Mediante justificativa de relevância deferida pela Coordenação Acadêmica do Departamento.


14. Quanto tempo a matrícula pode permanecer trancada?
Pelo prazo de 1 (um) período (semestre ou ano, dependendo do curso do estudante) letivo, podendo ser prorrogado por igual período.


15. O que é o IFG-ID?
É um identificador único, composto por um número e senha, que serve para verificar e comprovar a identidade da pessoa interessada em utilizar os sistemas e serviços de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Goiás.
O número/login é atribuído à pessoa conforme a maneira pela qual ela se relaciona com a Instituição. Assim:
• Servidores: matrícula SIAPE e a senha cadastrada no SUAP;
• Alunos: matrícula acadêmica e a senha cadastrada no SUAP;
• Prestadores de serviço: CPF e senha cadastrada pelo servidor de T.I.

 

16. Como faço para alterar ou recuperar minha senha?
É necessário realizar os procedimentos abaixo para ativação da conta e definição de nova senha:
• Acesse o SUAP: http://suap.ifg.edu.br;
• Clique na opção “Troca de Senha”;
• Informe o usuário (Servidor: matrícula SIAPE; Aluno: matrícula; Prestador de serviço: CPF);
• CPF;
• Insira o código de segurança da imagem (como mostra abaixo);
Ao término do processo, um link para definição de nova senha será enviado para o seu e-mail cadastrado. Caso você não tenha email cadastrado ou o mesmo esteja incorreto, deverá solicitar a mudança do mesmo na Coordenação de Registro Acadêmica e Escolar (CORAE).
A senha deve ter no mínimo 8 dígitos, com pelo menos três das seguintes características: 1 caractere maiúsculo, 1 caractere minúsculo, 1 caractere numérico, 1 caractere especial.

 
17. Como obtenho acesso à rede IFG-Aluno?
Essa rede é voltada para os alunos do IFG. Para a rede IFG-ALUNOS, o usuário deverá, após se conectar na rede, abrir o navegador e informar seu IFG-ID.

18. Como obtenho acesso à rede EDUROAM?
A rede EDUROAM é voltada para servidores e alunos do IFG e de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa que faça parte da Federação EDUROAM.
Para conectar-se à rede EDUROAM o usuário faz uso de sua conta institucional (incluindo o @ifg.edu.br ou domínio de sua instituição no nome de usuário). Instruções e mais informações sobre a rede EDUROAM neste página.


19. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em celulares com Sistema Operacional Android?
• Em “Método EAP”, escolha a opção “PEAP”;
• Em “Autenticação da fase 2”, escolha a opção “MSCHAPV2”;
• Em “Certificado CA”, não é necessário especificar.
• Em “Identidade”, digite sua matrícula;
• Em “Identidade anônima” não é necessário preencher;
• Em “Senha”, informe a senha utilizada no SUAP (Q-Acadêmico, Email).

 

20. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em Computadores/Notebooks com Sistema Operacional Windows 7?
Para utilização da rede Wifi IFG-ADM em notebooks ou computadores com sistema operacional Windows, é necessário que seja instalado o arquivo “IFG - Instalador dos perfis de rede sem fio”, que está disponível para download em: http://www.ifg.edu.br/dti/downloads/install/ifg_instalar_redes_sem_fio.exe
Após a instalação, basta digitar sua matrícula e sua senha, para se autenticar na rede.

 

Acesse outras perguntas frequentes do IFG.

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