Professor do IFG Aparecida recebe menção honrosa em premiação internacional na área de Design
Premiação do 13th International Design Awards foi conferida a Regis Puppim, que é professor no curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Renomada premiação internacional na área de design, o 13th International Design Awards (IDA) 2019, conferiu menção honrosa ao projeto “Nonwoven 3D Printing Felt: textile hybrid technique” (Feltro de impressão 3D), de autoria do professor Regis Pupim, do Instituto Federal de Goiás. Regis é docente no curso Técnico em Modelagem do Vestuário no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e está atualmente cursando Doutorado em Engenharia Têxtil, na Universidade do Minho (Portugal). A premiação foi registrada na categoria Textile and Materials.
O projeto agraciado é parte da pesquisa de doutoramento do professor Regis Puppim. Ele explica que o projeto tem como núcleo o viés da sustentabilidade nos têxteis e propõe um novo material feito com resíduos têxteis pré-industriais do lanifício (fibra de lã) e filamentos flexíveis de Impressão 3D, o que gera um material feltrado que pode ser usado como painel decorativo. De acordo com o professor, os próximos passos da pesquisa de Doutorado serão os testes laboratoriais para averiguar a possibilidade de o material ser usado como vestuário e em têxteis interiores, como almofadas, luminárias e outros artigos.
Reconhecimento
O International Design Awards é uma premiação que reconhece, celebra e promove trabalhos em design e talentos emergentes em arquitetura, interiores, produtos, design gráfico e moda. O professor Regis Puppim considera que a menção honrosa recebida por seu projeto é uma condecoração muito significativa. “É um modo de chancelar e ratificar a importância que a pesquisa tem. Sendo a Sustentabilidade o elemento central da pesquisa e do projeto, sabemos que é impossível se manter o método de produção e manufatura do século anterior, é chegada a iminência de se repensar as cadeias produtivas industriais de modo inadiável, isto é, as produções devem ser pensadas com utilização de matérias primas renováveis e recicláveis, gastar menos energia e serem mais eficientes, gerar o mínimo de resíduos possível e, desses, possibilitar a reutilização ou subprodutos, mas também, remunerar corretamente os seus funcionários”, destaca.
Conforme relata Regis Puppim, o parâmetro da sustentabilidade, que está presente em sua pesquisa e no projeto premiado, é parte da chamada "Indústria 4.0", elemento que foi abordado de modo satisfatório no projeto, segundo os avaliadores do IDA. No design do projeto, a principal referência foi a flor do ipê, cuja imagem teve suas formas renderizadas para geração de um modelo.
Confira as imagens e informações do projeto “Nonwoven 3D Printing Felt: textile hybrid technique”.
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais