Reflexões com o tema "História e Memória Surdas" marcam Setembro Azul no IFG Aparecida
A palestra será realizada no sábado, 26 de setembro, organizada pelo NUPELID e o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
As comemorações do Setembro Azul no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG serão marcadas com reflexões abordando o tema “História e Memória Surdas”. A atividade, organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Inovação Tecnológica e Discurso Científico (NUPELID) e o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, será realizada neste sábado, dia 26 de setembro.
A palestra tem participação de professores dos institutos federais de Goiás e de Brasília (IFG e IFB) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). As inscrições são feitas pelo SUGEP e a transmissão da atividade será pelo Youtube, no canal Sabores em Libras.
Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A cor azul para simbolizar a luta por direitos da pessoa surda foi escolhida em 1999, no XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália. A cerimônia lembrou vítimas da Segunda Guerra Mundial, quando pessoas com deficiência eram obrigadas a usar uma faixa azul no braço, sendo facilmente identificadas e mortas por nazistas.
Programação
Setembro Azul: História e Memória Surdas
Data: 26/09/2020
9h00 Abertura
9h10 Apresentação Cultural – Prof. Sérgio Vaz (IFG)
9h30 Palestra – Prof. Falk Moreira (IFB)
10h15 Debate - mediador Prof. Diego Leonardo (IFG)
10h45 Poesia - Profa. Maísa Silva (INES)
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiãnia
Redes Sociais