Jovens e adultos que se matricularem no curso EJA Técnico em Alimentos vão integrar o projeto Horizonte EJA
O projeto Horizonte EJA concede bolsa mensal de R$ 240 ao estudante, com o objetivo de ampliar vagas e matrículas presenciais de adultos que ainda não completaram a educação básica e assegurar o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes até a conclusão do curso
Pessoas que se matricularem no curso Técnico Integrado em Alimentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia vão integrar o projeto Horizonte EJA e receber uma bolsa mensal de R$ 240 por três anos. As matrículas podem ser feitas até sexta-feira, dia 8 de novembro. A Chamada Pública visa ao preenchimento de vagas remanescentes e integra ensino médio à formação profissional de técnico em alimentos para pessoas com mais de 18 anos que ainda não fizeram o ensino médio, mas que já concluíram o ensino fundamental.
Horizonte EJA é um projeto desenvolvido pelo IFG com recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) no âmbito da Linha de Fomento da Bolsa-Formação (EJA-EPT), concedidos via termos de execução descentralizada (TED) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo do projeto é ampliar o número de vagas e matrículas presenciais ofertadas para a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) e de assegurar o acesso, a permanência e êxito dos estudantes até a conclusão do curso.
O técnico em alimentos
O profissional Técnico em Alimentos planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia e à aquisição e manutenção de equipamentos; executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e dos produtos da indústria alimentícia e bebidas; realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais; implanta programas de controle de qualidade; realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
O curso é totalmente gratuito, além do benefício da bolsa do Horizonte EJA para quem está se matriculando em 2024. As aulas são realizadas no turno noturno para favorecer o estudante trabalhador.
Inscrição e matrícula
Para se matricular no curso de ensino médio técnico da modalidade Educação de Jovens e Adultos, é preciso ter mais de 18 anos e já ter concluído o ensino fundamental. As pessoas interessadas devem comparecer no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG nos seguintes dias e horários até sexta-feira, dia 08/11:
- Segunda, terça e sexta-feira: das 18h às 20h
- Quarta e quinta-feira: das 10h às 14 h
O candidato participará de uma entrevista para receber informações de interesse sobre o curso, apresentará a documentação exigida e, em seguida, poderá realizar a matrícula, que é gratuita.
As matrículas serão realizadas somente até o preenchimento total das 32 vagas disponibilizadas no edital.
*Documentação*
Para se matricular, os interessados precisam apresentar, no momento da inscrição e entrevista, os seguintes documentos (original e cópia):
- Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental (Histórico Escolar ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental)
- Certidão de nascimento ou de casamento
- Carteira de identidade (RG)
- CPF
- Comprovante de endereço com CEP
- Uma foto 3x4 recente
- Certidão de quitação eleitoral expedida pelo site http://www.tse.jus.br/
- Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino)
O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG está localizado na Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira , Qd 1, Lt 1-A – Parque Itatiaia, Aparecida de Goiânia-GO.
Para maiores informações: (62) 992370616 (whatsapp)
Link para o edital de Chamada Pública:
http://selecao.ifg.edu.br/downloads/cod2489/modelo_eja_remanescentes_2024.2.pdf
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais