V Epígrafe e V Semana de Linguagens recepcionam calouros e veteranos da Licenciatura em Letras
O evento é direcionado aos estudantes do curso e sua programação vai até sexta-feira, no Câmpus Goiânia
Alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram nesta quarta-feira, 20, da abertura da quinta edição da Epígrafe e da V Semana de Linguagens. Os eventos são realizados pela coordenação do curso e pela Coordenação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com objetivo de promover o acolhimento e integração dos calouros e veteranos da Letras.
Participaram da recepção o gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, Eliézer Marques; a chefe do departamento de áreas acadêmicas I, Fabiane Oliveira; a coordenadora de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, professora Luciene Araújo; e a coordenadora da Licenciatura em Letras, professora Paula Franssinetti.
Eliézer deu boas-vindas aos calouros e veteranos da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e salientou a importância de iniciativas como a Epígrafe e a Semana de Linguagens. “Para a gestão, recepção assim é positiva e firma o compromisso para demais ações ao longo dos anos letivos”, concluiu.
A coordenadora Luciene Araújo chamou atenção dos futuros professores e afirmou que a Licenciatura é um dos espaços de voz para os indivíduos, principalmente em uma sociedade excludente. “Ser professor nesse país exige um olhar diferente. (A Licenciatura) é o único lugar em que acredito fazer a transformação individual e social”, acrescentou.
A chefe do departamento de áreas acadêmicas I, Fabiane Oliveira, reforçou o papel do professor e falou sobre projetos de inclusão social importantes para o IFG, como o projeto de extensão Acolher, ensinar e aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, vinculado ao curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia. Nele, haitianos refugiados recebem aulas de língua portuguesa, com o objetivo de atender às necessidades linguísticas emergenciais desses imigrantes, possibilitando a inserção deles na sociedade brasileira e busca por novas oportunidades no país.
Por meio desse projeto, Presandeu Pierre, de Gonaïves, Haiti, teve a chance de conhecer um pouco mais a língua portuguesa e hoje cursa o segundo ano do ensino médio em uma escola no Jardim Guanabara. Convidado para participar dessa edição da Epígrafe e da Semana de Linguagens, ele afirma que seu sonho é poder ingressar em um curso superior no Câmpus Goiânia e diz ter afinidade com a Licenciatura em Letras.
Para a coordenadora do curso, Paula Franssinetti, objetivo dos eventos é justamente promover a interação dos calouros junto aos veteranos e favorecer a troca de experiências, fazendo com que quem está ingressando conheça os feitos dos alunos e professores do curso, como é o projeto de extensão junto aos refugiados haitianos. “O objetivo é partilhar experiências, projetos e reforçar que esse compartilhamento só faz sentido se marcar a nossa história, preencher lacunas”.
A caloura Marylia Gabriella Alves aprovou a experiência de participar dos eventos e afirmou que não esperava tanta atenção. “Tudo é muito novo. Tenho certeza de que fiz a escolha certa”, falou sobre sua decisão pela Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia. “Minha motivação para escolher esse curso foi a paixão pelos meus professores. Tive muita identificação com o curso e escolhi o IFG por ser uma instituição bem qualificada. Estou amando os professores, a didática e os conteúdos”, completou.
Evento
A programação da quinta edição da Epígrafe e da Semana de Linguagens vai até sexta-feira, 22, no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia do IFG. No primeiro dia, os participantes puderam conferir a palestra A formação do professor de português como língua não materna, com a professora da casa, Rosângela Medeiros e mediação da professora Cleide Araújo Machado. Na sequência, houve também a mesa-redonda Brasil/Haiti: encontro de culturas.
Na quinta-feira, a palestra será com a professora Kênia Bueno de Castro, com o título O letramento literário na EJA, com mediação do professor André Perez da Silva, e Otimização de tempo de estudo, com Aline Fátima Sales, coordenadora pedagógica de apoio ao discente do departamento I.
Já na sexta-feira, o professor Bruno Pilastre ministra a palestra O estudo nosso de cada dia: como nos organizar para a rotina acadêmica. Após o intervalo, haverá a palestra Literatura e Cinema, com o professor Júlio César dos Santos.
Além das palestras, o evento traz também apresentações culturais. As atividades iniciam às 13 horas e vão até as 18 horas.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais