Visita da comissão de recredenciamento institucional é encerrada com reunião com gestores
A expectativa é de que o relatório e o conceito da avaliação sejam liberados pelo INEP nas próximas semanas
A comissão de recredenciamento institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formada pelos docentes Eduardo José de Arruda, José Rui Camargo e Ítalo Bruno Alves, encerrou as atividades da visita in loco no Instituto Federal de Goiás (IFG) com uma reunião com gestores da Instituição.
“Nesses dias, pudemos perceber a importância da avaliação formativa. Quero destacar que tudo o que foi apontado no último relatório foi sanado. Essa instituição tem um futuro brilhante pela frente”, ressaltou Eduardo José de Arruda, que foi o primeiro dos avaliadores a falar na reunião.
O esforço coletivo e a participação de dezenas de servidores da Reitoria e dos câmpus no planejamento para a avaliação foram reconhecidos pelos avaliadores. “Quero parabenizar a equipe e as pessoas que trabalharam no processo”, disse José Rui Camargo.
O presidente da comissão, Ítalo Bruno Alves, afirmou que ficou claro que a comunidade acadêmica e a gestão estão comprometidas com o que está sendo realizado no IFG. Além disso, foi perceptível o engajamento de todos com os objetivos da Instituição: “Vi aqui um coletivo muito interessado em mostrar o que está fazendo e em dar visibilidade a isso”. Ele também elogiou o processo de planejamento do IFG para a avaliação e a ferramenta (Trello) que foi adotada para sistematização dos documentos.
Durante a reunião, alguns gestores também fizeram uso da palavra. A diretora executiva e reitora substituta, Adriana Ferreira, agradeceu os avaliadores e destacou o esforço coletivo da Instituição para esse recredenciamento institucional.
Os avaliadores são impedidos de antecipar o conceito da avaliação, mas a previsão é de que nas próximas semanas o IFG receba do INEP o relatório com esse conceito e os apontamentos feitos pela comissão avaliadora.
A reunião terminou no início da noite de ontem, 14 de março, na Reitoria, e contou a com presença da diretora executiva e reitora substituta Adriana dos Reis Ferreira; dos pró-reitores de Ensino, Oneida Irigon; de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete; de Extensão, Daniel Barbosa; de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury Araújo; de Administração, José Carlos Barros. Participaram também o assessor de Planejamento, Weber Tavares; a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes; o Procurador Educacional Institucional, André Coimbra; e a diretora de Comunicação Social, Adriana Souza Campos.
Como parte da visita, os avaliadores estiveram no Câmpus Goiânia na tarde da segunda-feira, dia 11 de março, quando conheceram as instalações físicas e realizaram reuniões com os gestores da unidade e com os segmentos docente, discente e técnico.
Dimensões
O IFG foi avaliado em 10 dimensões que dizem respeito a questões de planejamento institucional, a dados sobre cursos ofertados, estudantes, servidores, regulamentos, atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, políticas acadêmicas, acessibilidade e informações sobre gestão, estrutura organizacional e infraestrutura física presente na Instituição. A avaliação conduzida pela equipe do Inep é feita por meio de conceitos (1 = inexistente, 2 = insuficiente, 3 = suficiente, 4 = bom/muito bom e 5 = excelente).
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais