Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Semana Pedagógica inicia com discussões sobre ações referentes ao plano de retorno presencial
Início do conteúdo da página
EVENTO

Semana Pedagógica inicia com discussões sobre ações referentes ao plano de retorno presencial

Publicado: Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 13h27 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 11h33

Programação segue até dia 25 com diversas atividades para comunidade acadêmica

Abertura contou com cerimonal da Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia, por meio da servidora Dalliane Louredo
Abertura contou com cerimonal da Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia, por meio da servidora Dalliane Louredo

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, a sua Semana de Planejamento Pedagógico. A abertura do evento foi transmitida ao vivo pelo canal no Youtube da Coordenação de Eventos, IFG Câmpus Goiânia Eventos. O momento foi principalmente para discussão das ações relacionadas ao retorno às atividades presenciais na unidade, conforme o Plano Local de Retorno Gradual e Seguro do Câmpus. A programação da semana segue até sexta-feira, dia 25, conforme cronograma disponibilizado pela organização do evento, com encontros virtuais pelo Microsoft Teams.

Para iniciar as atividades, a direção convidou o professor Lamartine Silva Tavares para realizar uma apresentação cultural que consistiu no vídeo de execução da obra Vibrações, de Jacob do Bandolim, gravado nas dependências do câmpus. Em seguida, a Diretora-Geral, professora Adriana dos Reis Ferreira, deu as boas-vindas aos servidores que acompanharam a transmissão virtual pelo Youtube.

Adriana fez um informe sobre a programação da Semana Pedagógica do Câmpus Goiânia, destacando a importância da participação de todos nas discussões para planejamento das ações pedagógicas para o primeiro semestre do ano letivo de 2022, conforme o calendário acadêmico aprovado para a unidade.

Um dos pontos abordados pelos participantes, bem como pela gestão, foi a atual situação conforme o último boletim epidemiológico, do dia 16 de fevereiro, que situa o Câmpus Goiânia na fase amarela. Como Adriana ressaltou, permanecendo nesta fase, já será possível realizar algumas atividades de forma presencial, desde que haja a estabilidade na referida fase por 15 dias. Para conferir as atividades previstas durante a fase amarela, confira a página do Plano de Retorno Gradual e Seguro do Câmpus Goiânia.


Apresentação cultural com o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Lamartine Silva Tavares


Ainda durante a transmissão, a gestão tirou dúvidas de servidores relacionadas ao possível ingresso na fase verde em breve. Para isso, a direção reforçou que tal alteração depende de requisitos, dentre os quais está a entrega, por parte dos estudantes, do comprovante do ciclo completo de vacinação contra a Covid-19. Esse é um dos indicadores levados em consideração para o retorno presencial de forma segura pela Comissão de Operacionalização do Câmpus Goiânia, responsável pelo acompanhamento e implementação do plano de retorno seguro e gradual na unidade. Conforme informações da comissão, é necessário que pelo menos 75% dos estudantes estejam com a vacinação em dia.

Ainda segundo Adriana, a semana tem o objetivo, além das questões pedagógicas, de discutir como se dará o retorno às atividades presenciais, assim que possível. Por isso, dentre as atividades previstas pelo evento, está a palestra do dia 23 de fevereiro, às 8h30, Retomada das atividades presenciais: aspectos psicossociais relacionados ao trabalho e à pandemia, que será ministrada pela psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor, Rose Helen Shimabuku Rodrigues Bastos ( https://bit.ly/3BvFbE6)  

De acordo com Adriana, a preocupação é com o cuidado de forma geral com a comunidade acadêmica, seja no que envolve à segurança sanitária de estudantes e servidores no retorno presencial ao câmpus, bem como nos aspectos emocionais e psicológicos devido aos desafios impostos pela pandemia.

Por isso, a diretora chama atenção que o retorno, mesmo em sua fase verde, não condiz com a realidade anterior ao surto de Covid-19 iniciado no Brasil em 2020, mas, sim, a um novo cenário em que diversos fatores devem ser levados em consideração pela comunidade acadêmica a fim de possibilitar acolhimento de seus membros. “Nós vamos voltar num momento de muito cuidado [...] Pense não apenas nas questões pedagógicas de currículo, mas quais seriam as práticas acadêmicas que devemos pensar dentro desse cenário que ainda é de pandemia”, reforçou.

Logo após a fala da diretora, a Gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, professora Alessandra Rodrigues Duarte, informou algumas ações do setor e de suas coordenações vinculadas durante a fase amarela, como: funcionamento da Biblioteca nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (13h às 17h) para empréstimo e devolução de materiais informacionais - sem cobrança de multa para os usuários que não realizarem as devoluções nesta fase; os espaços de estudo individualizado e coletivo e laboratórios de informática continuam inutilizados, sendo permitido apenas na fase verde; demais atendimentos pelo e-mail bib.goiania@ifg.edu.br ; Coordenação de Recursos Didáticos (Cordi), atuará na fase amarela com apoio às transmissões, reserva de espaços pelo SUAP e serviços de reprodução; já a Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares continua com cronograma de recebimento dos documentos dos estudantes e atendimento pelo e-mail corae.goiania@ifg.edu.br .

Alessandra também falou sobre o Programa de Recuperação de Aprendizagens - Resolução 119/2021 que tem a finalidade de aprimorar as aprendizagens e os conteúdos e minimizar eventuais prejuízos nesse processo impostos pela adoção do ensino remoto emergencial. De acordo com o documento que o estabelece, o programa será estruturado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG e composto pelos projetos de execução das ações didático-pedagógicas dos departamentos acadêmicos dos 14 câmpus da Instituição.

Em seguida, a professora Fabiane Costa, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, passou alguns informes referentes ao setor e, aproveitando o gancho da professora Alessandra sobre o Programa de Recuperação de Aprendizagem, destacou a possibilidade de realização de eventos e atividades extensionistas, dentre elas cursos de formação inicial e continuada, que envolvam os egressos, já nesta fase amarela do plano de retorno gradual e seguro na unidade.

Para acompanhar a abertura completa da Semana de Planejamento Pedagógico, acesse o canal no Youtube IFG Câmpus Goiânia Eventos.

Confira toda a programação e os links de acesso ao Microsoft Teams de cada atividade.

 

Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página