Semana Pedagógica inicia com discussões sobre ações referentes ao plano de retorno presencial
Programação segue até dia 25 com diversas atividades para comunidade acadêmica
O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, a sua Semana de Planejamento Pedagógico. A abertura do evento foi transmitida ao vivo pelo canal no Youtube da Coordenação de Eventos, IFG Câmpus Goiânia Eventos. O momento foi principalmente para discussão das ações relacionadas ao retorno às atividades presenciais na unidade, conforme o Plano Local de Retorno Gradual e Seguro do Câmpus. A programação da semana segue até sexta-feira, dia 25, conforme cronograma disponibilizado pela organização do evento, com encontros virtuais pelo Microsoft Teams.
Para iniciar as atividades, a direção convidou o professor Lamartine Silva Tavares para realizar uma apresentação cultural que consistiu no vídeo de execução da obra Vibrações, de Jacob do Bandolim, gravado nas dependências do câmpus. Em seguida, a Diretora-Geral, professora Adriana dos Reis Ferreira, deu as boas-vindas aos servidores que acompanharam a transmissão virtual pelo Youtube.
Adriana fez um informe sobre a programação da Semana Pedagógica do Câmpus Goiânia, destacando a importância da participação de todos nas discussões para planejamento das ações pedagógicas para o primeiro semestre do ano letivo de 2022, conforme o calendário acadêmico aprovado para a unidade.
Um dos pontos abordados pelos participantes, bem como pela gestão, foi a atual situação conforme o último boletim epidemiológico, do dia 16 de fevereiro, que situa o Câmpus Goiânia na fase amarela. Como Adriana ressaltou, permanecendo nesta fase, já será possível realizar algumas atividades de forma presencial, desde que haja a estabilidade na referida fase por 15 dias. Para conferir as atividades previstas durante a fase amarela, confira a página do Plano de Retorno Gradual e Seguro do Câmpus Goiânia.
Apresentação cultural com o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Lamartine Silva Tavares
Ainda durante a transmissão, a gestão tirou dúvidas de servidores relacionadas ao possível ingresso na fase verde em breve. Para isso, a direção reforçou que tal alteração depende de requisitos, dentre os quais está a entrega, por parte dos estudantes, do comprovante do ciclo completo de vacinação contra a Covid-19. Esse é um dos indicadores levados em consideração para o retorno presencial de forma segura pela Comissão de Operacionalização do Câmpus Goiânia, responsável pelo acompanhamento e implementação do plano de retorno seguro e gradual na unidade. Conforme informações da comissão, é necessário que pelo menos 75% dos estudantes estejam com a vacinação em dia.
Ainda segundo Adriana, a semana tem o objetivo, além das questões pedagógicas, de discutir como se dará o retorno às atividades presenciais, assim que possível. Por isso, dentre as atividades previstas pelo evento, está a palestra do dia 23 de fevereiro, às 8h30, Retomada das atividades presenciais: aspectos psicossociais relacionados ao trabalho e à pandemia, que será ministrada pela psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor, Rose Helen Shimabuku Rodrigues Bastos ( https://bit.ly/3BvFbE6)
De acordo com Adriana, a preocupação é com o cuidado de forma geral com a comunidade acadêmica, seja no que envolve à segurança sanitária de estudantes e servidores no retorno presencial ao câmpus, bem como nos aspectos emocionais e psicológicos devido aos desafios impostos pela pandemia.
Por isso, a diretora chama atenção que o retorno, mesmo em sua fase verde, não condiz com a realidade anterior ao surto de Covid-19 iniciado no Brasil em 2020, mas, sim, a um novo cenário em que diversos fatores devem ser levados em consideração pela comunidade acadêmica a fim de possibilitar acolhimento de seus membros. “Nós vamos voltar num momento de muito cuidado [...] Pense não apenas nas questões pedagógicas de currículo, mas quais seriam as práticas acadêmicas que devemos pensar dentro desse cenário que ainda é de pandemia”, reforçou.
Logo após a fala da diretora, a Gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, professora Alessandra Rodrigues Duarte, informou algumas ações do setor e de suas coordenações vinculadas durante a fase amarela, como: funcionamento da Biblioteca nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (13h às 17h) para empréstimo e devolução de materiais informacionais - sem cobrança de multa para os usuários que não realizarem as devoluções nesta fase; os espaços de estudo individualizado e coletivo e laboratórios de informática continuam inutilizados, sendo permitido apenas na fase verde; demais atendimentos pelo e-mail bib.goiania@ifg.edu.br ; Coordenação de Recursos Didáticos (Cordi), atuará na fase amarela com apoio às transmissões, reserva de espaços pelo SUAP e serviços de reprodução; já a Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares continua com cronograma de recebimento dos documentos dos estudantes e atendimento pelo e-mail corae.goiania@ifg.edu.br .
Alessandra também falou sobre o Programa de Recuperação de Aprendizagens - Resolução 119/2021 que tem a finalidade de aprimorar as aprendizagens e os conteúdos e minimizar eventuais prejuízos nesse processo impostos pela adoção do ensino remoto emergencial. De acordo com o documento que o estabelece, o programa será estruturado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG e composto pelos projetos de execução das ações didático-pedagógicas dos departamentos acadêmicos dos 14 câmpus da Instituição.
Em seguida, a professora Fabiane Costa, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, passou alguns informes referentes ao setor e, aproveitando o gancho da professora Alessandra sobre o Programa de Recuperação de Aprendizagem, destacou a possibilidade de realização de eventos e atividades extensionistas, dentre elas cursos de formação inicial e continuada, que envolvam os egressos, já nesta fase amarela do plano de retorno gradual e seguro na unidade.
Para acompanhar a abertura completa da Semana de Planejamento Pedagógico, acesse o canal no Youtube IFG Câmpus Goiânia Eventos.
Confira toda a programação e os links de acesso ao Microsoft Teams de cada atividade.
Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG
Redes Sociais