Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Câmpus Goiânia promove Semana da Saúde
Início do conteúdo da página
Bem-estar

Câmpus Goiânia promove Semana da Saúde

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 13h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 12h31

Comunidade acadêmica pode participar de várias atividades com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares

imagem sem descrição.

A partir desta manhã de terça-feira, 27de setembro, o Câmpus Goiânia do IFG está promovendo uma semana voltada à saúde para a comunidade acadêmica, com alusão ao tema “Saúde do Coração”. O evento se estende até o dia 30 e oferece várias atividades e palestras com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de manter hábitos saudáveis para preservar a saúde do coração.

A data foi escolhida porque dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data determinada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e por isso o mês de setembro é conhecido como o “Setembro vermelho”. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as ações da data alertam para a importância de prevenir e tratar as doenças cardiovasculares, que muitas vezes são assintomáticas e, segundo o Ministério da Saúde, são a principal causa de mortes do Brasil atualmente. Dessa forma, é importante destacar que há duas medidas essenciais: adotar hábitos saudáveis e fazer o check-up cardiológico periodicamente.

A programação começou com a atividade de Avaliação da relação cintura quadril (RCQ) e do índice de massa corporal (IMC) pela Prof. Flávia Medeiros, da Coordenação de Educação Física, junto a alunos, no espaço ao lado do Auditório Demartin Bizerra. Segundo a professora, essas avaliações são utilizadas e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medição do risco de doenças coronarianas, assim como são indicadores do nível de saúde em relação ao padrão nutricional. No caso de um adolescente por exemplo, a professora afirmou que, se ele “estiver abaixo do índice recomendado pela OMS é um indicativo de que ele pode estar com alguma alteração metabólica, uma predisposição para desnutrição por exemplo, ou um sobrepeso, que aumenta o risco do desenvolvimento de doenças coronarianas”.

Às 10h foi ministrada no Auditório Djalma Maia a oficina Desafios do cardápio saudável em tempos de correria: repensando as escolhas pela servidora Ariandeny Furtado, nutricionista do SIASS IFG/IF Goiano. Ela propôs uma atividade com os participantes, dividindo-os em grupos, para que montassem cardápios saudáveis para eventos diversos. Durante a oficina, a nutricionista falou não só sobre aspectos da saúde individual mas também de aspectos econômicos e ambientais que precisamos considerar ao planejarmos nossa alimentação, além de dar um destaque especial sobre como fazer escolhas mais apropriadas em prol da saúde do coração.

Segundo a psicóloga Rose Helen Shimabuku Bastos, servidora da Coordenação de Assistência ao Servidor, a Semana da Saúde é um evento que já era realizado no Câmpus Goiânia todos os anos antes da pandemia, e nesse ano se uniu à iniciativa da professora Flávia Medeiros, que propôs a realização da atividade de medições de RCQ e IMC. Dessa forma, decidiram fazer a alusão ao setembro vermelho, que fala da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. 

De acordo com Rose, o setembro vermelho é pouco difundido, por ser no mesmo mês que se fala do setembro amarelo, que é sobre prevenção ao suicídio. “Como o setembro amarelo já vem sendo muito discutido, a gente pensou em promover ações que valorizassem a preocupação com a saúde do coração, tendo em vista que as doenças cardíacas são a principal causa de mortalidade no Brasil, pra levar conhecimento, informação, reflexão e movimentar um pouco a preocupação com a saúde”, pontua a psicóloga, complementando: "A gente vê a crescente preocupação com a saúde de uma forma geral, com a saúde física e a saúde mental, principalmente depois da pandemia. E o coração acaba ficando sobrecarregado em alguma medida, porque ele sofre o impacto das emoções, sofre o impacto da rotina. Por isso a gente pensou em trazer temas que pudessem orientar melhor os servidores e alunos para prevenir as doenças cardiovasculares”.

A Programação da Semana da Saúde continua até o dia 30. Confira a programação.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página