Câmpus Goiânia entrega celulares para estudantes contemplados em edital de inclusão digital
Smartphones foram doados pela Receita Federal e devem facilitar o acesso às ferramentas pedagógicas e comunicacionais dos alunos
O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou nesta terça-feira, 5 de novembro, a entrega de celulares para estudantes contemplados em edital para inclusão digital, lançado em agosto desse ano. Até quinta-feira, serão distribuídos 124 aparelhos, que foram doados ao câmpus pela Receita Federal em Goiás. A perspectiva é que, em breve, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus lance nova chamada para contemplar outros discentes com necessidades específicas e/ou em situação de desigualdade socioeconômica.
A entrega dos celulares começou logo cedo na Coordenação de Assistência ao Estudante. Josevânia Pereira da Silva chegou por volta das 9h. Ela está matriculada no primeiro período do curso Técnico em Gastronomia (EJA) e aproveitou a oportunidade para fazer a troca de aparelho. “Eu já tinha celular, mas estava defasado para acesso à internet e essas outras coisas. Eu iria mesmo trocar, só que devido às condições… O novo aparelho vai ajudar na faculdade, para fazer trabalhos, acessar à plataforma moodle IFG para fazer as atividades online e até outros aplicativos que temos aqui”, pontua.
Discentes Josevânia Pereira (Técnico em Gastronomia) e Luíz Henrique Lima (Técnico em Telecomunicações); e Théo Henrique (Técnico em Instrumento Musical) durante entrega dos aparelhos
Outro estudante que também trocou de celular é Théo Henrique Barcelos, do curso técnico em Instrumento Musical. Ele avalia positivamente ação e acredita que o novo aparelho vai facilitar a presença digital. “Eu acredito que seja muito boa a decisão do Instituto em proporcionar essa oportunidade para gente, porque agora fica muito mais fácil para acompanhar as plataformas de educação”, destaca.
Claudia Lima Silveira é mãe da estudante Sophia Silveira, do curso técnico em Mineração. Ela acompanhou a filha menor de idade para retirar o equipamento. Cláudia possui outros dois filhos estudando no IFG – Davi e Daniel Silveira estão matriculados no curso superior de Engenharia de Controle e Automação – e a doação vai aliviar no orçamento da família. “Eu achei maravilhoso, porque minha despesa com três filhos é bem grande e eu não tinha condições de comprar um celular para ela, e o celular dela é super antigo, não funciona, descarrega. (…) Inclusive, ela é vice-representante de turma. Então toda hora ela recebia recados que ela não podia tá respondendo porque o celular descarregou ou ela não recebeu. Agora ela vai poder ficar tranquila”, avalia.
Claudia Lima Silveira acompanhou a filha Sophia Silveira durante a entrega.
A diretoria-geral do Câmpus Goiânia, Adriana dos Reis Ferreira, esteve presente na entrega e ressaltou a utilidade dos aparelhos enquanto uma ferramenta didática: “É uma ação muito importante, porque o uso desses celulares é para ajudar o desempenho acadêmico, facilitar a entrega de trabalhos, a pesquisa científica e tecnológica. Então, é uma ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem”. Responsável por assinar o convênio com a Receita Federal, Adriana informa que outro edital deve ser lançado em breve para contemplar novos alunos. “Nós recebemos mais de 300 celulares da Receita Federal e hoje nós estamos entregando mais de 120. E vamos abrir um novo edital para mais 200 celulares que serão entregues para os estudantes, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social”, afirma.
A Coordenadora de Assistência ao Estudante, Cristina Hidalgo, lembra que a seleção dos contemplados é sempre realizada por meio de avaliação socioeconômica, especialmente entre os inscritos que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Porém, na etapa de entrevista dos alunos, foi possível perceber que alguns estavam com celular em estado de conservação ruim ou mesmo sem smartphones. “Na seleção a gente pôde observar que muitos estavam com o celular “pifado” (sic), outros até tinham o celular, mas precisavam de um celular mais moderno um pouquinho, porque às vezes usam o celular do pai, da mãe, do irmão”, lembrou.
Sobre os aparelhos
A maioria dos smartphones distribuídos são da marca Xiaomi. Os equipamentos são fruto de apreensões e foram destinados ao Câmpus Goiânia no final de 2023. Os celulares são doados lacrados e em suas caixas originais, sem passar por triagem ou manutenção prévia. No ato do recebimento, o estudante se compromete a não ceder ou comercializar o produto enquanto estiver matriculado na Instituição.
Modelos de aparelhos entregues
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais