Alegria e descontração marcam cerimônia de colação de grau do curso superior de Pedagogia
Foram graduados 10 discentes na solenidade que ocorreu ontem à noite na ALEGO
A solenidade de colação de grau da turma 2023/2 do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi realizada na noite de ontem, dia 11 de setembro, no Auditório Francisco Gedda na Assembleia Legislativa de Goiás. A cerimônia, que celebrou a graduação dos 10 novos pedagogos, iniciou às 19h e foi presidida pela pró-reitora de ensino, professora Maria Valeska Lopes Viana, representando na solenidade a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.
Além da pró-reitora de ensino, compuseram a mesa da cerimônia de colação de grau o Diretor-Geral do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda; o chefe interino do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do câmpus,professor Leonardo Martins da Silva; e o Coordenador de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino do Câmpus Goiânia Oeste , Yuri Oliveira Terra. Estiveram também presentes na solenidade servidores do Câmpus Goiânia Oeste, familiares, amigos e convidados dos formandos.
O aluno Kleyton Vialle Carvalho Santos fez o juramento do curso. Já a outorga de grau foi concedida em nome da turma para a discente Geovana Alves Queiroz. O discurso em nome dos formandos ficou a cargo da oradora, a estudante Ana Caroline Silva de Moraes Nascimento.
Em seu discurso, Ana Caroline destacou a importância da educação como base para uma sociedade justa e igualitária: “A educação tem o poder de transformar realidades, de abrir horizontes e de construir futuros. Ao longo do curso, fomos apresentados a diversos pensadores que moldaram nossa visão pedagógica, e entre eles, Paulo Freire se destaca com sua visão crítica e libertadora. Ele nos ensinou que ‘não há docência, sem discência’ e que a educação deve ser um ato de diálogo e respeito ao outro, promovendo não apenas o aprendizado, mas a emancipação dos indivíduos. Como pedagogos, temos a responsabilidade de levar adiante essa visão, acreditando sempre que cada indivíduo possui um potencial único e que, por meio do ensino, podemos ajudá-los a descobrir suas próprias capacidades e ajudá-los a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”.
Ana Caroline finalizou incentivando seus colegas de profissão a enfrentarem os desafios e enxergarem as possibilidades que a educação oferece: “Este momento não é apenas o fim de uma etapa, mas o início de um compromisso maior com a educação e com o papel transformador que ela exerce na sociedade. Que possamos seguir em frente com coragem, comprometimento e, acima de tudo, com a crença de que a educação é, como Freire nos ensinou, ‘um ato de esperança’ e que essa esperança nos guie em cada passo da nossa trajetória profissional”.
Após a fala da oradora, o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda, dividiu o seu tempo de fala com o chefe interino do DAA, professor Leonardo Martins da Silva e com o coordenador da CAAAE, Yuri Oliveira Terra. Na sequência, a pró-reitora de ensino, professora Maria Valeska Lopes Viana, representando na solenidade a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, proferiu seu discurso e encerrou a cerimônia.
Apesar de ser uma cerimônia oficial, com protocolos a serem seguidos, o sentimento de alegria e descontração tomou conta do ambiente. O formando Joel Rocha de Oliveira estava radiante celebrando a formatura com sua esposa e filhas, “Estou com aquele sentimento de dever cumprido e é muito bom poder celebrar com os nossos colegas e rever nossos professores que foram tão importantes nesse grande momento da nossa vida, a nossa formação”. Elisângela Gonçalves de Godoi, também estava muito emocionada com a cerimônia, “É uma sensação de vitória, uma conquista que eu nunca imaginava ter porque vim de uma família que não tem ninguém de nível superior, nem meus pais e nem meus irmãos”.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.
Redes Sociais