Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Abertas inscrições para nova edição do Projeto de Ensino Minha Marmita, Nossa Saúde
Início do conteúdo da página
ENSINO

Abertas inscrições para nova edição do Projeto de Ensino Minha Marmita, Nossa Saúde

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 16h31 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 17h44

O tema desta edição do projeto é Recursos de EAN aplicados ao PNAE no Câmpus Goiânia Oeste

imagem sem descrição.

O Projeto de Ensino Minha Marmita, Nossa Saúde está com as inscrições abertas. Com a temática Recursos de Educação Alimentar e Nutricional aplicados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar no IFG Câmpus Goiânia Oeste, o projeto terá início na próxima quarta-feira, dia 09 de outubro e término no dia 11 de dezembro. Com carga horária de 27 horas, o projeto terá encontros as quartas-feiras, das 14h às 16h. Os alunos interessados em participar do projeto de ensino deverão preencher o formulário de inscrição até o dia 08 de outubro, terça-feira (Acesse aqui o formulário de inscrição).

O projeto tem como público alvo os estudantes que estão cursando os cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde), o curso Técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o curso superior de Licenciatura em Pedagogia no Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Os estudantes participantes do projeto de ensino Minha Marmita, Nossa Saúde serão avaliados quanto a presença e participação nos encontros e quanto a entrega e qualidade das atividades solicitadas dentro do período acordado.

Esta edição do Projeto de Ensino “Minha marmita, nossa saúde”, propõe o desenvolvimento de propostas práticas de intervenção aplicadas ao PNAE, por meio de recursos de EAN. O objetivo é instrumentalizar os participantes para o desenvolvimento de recursos de EAN. No total serão seis encontros com os alunos participantes. O projeto tem como objetivo construir um e-book no final dos encontros sobre a temática.

Recursos de Educação Alimentar e Nutricional aplicados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar no IFG Câmpus Goiânia Oeste

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de Educação Alimentar e Nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O objetivo é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. 

Já a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A EAN é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável. O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012), é fundamentado em nove princípios. Estes princípios, em suma, primam pelo apoio à sustentabilidade, intersetorialidade, diversidade (alimentar, cultural, regional, religiosa), autonomia no preparo das próprias refeições (autocuidado), dentre outros. Assim, a EAN contribui para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

 

Faça aqui a sua inscrição.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

 

Fim do conteúdo da página