Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Servidores recebem orientações sobre aposentadoria
Início do conteúdo da página
Aposentadoria

Servidores recebem orientações sobre aposentadoria

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h15 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h35

Diálogo foi realizado com a Coordenação de Aposentadorias e Pensões do IFG

Após o encontro, servidores receberam atendimento individual para esclarecimento de dúvidas
Após o encontro, servidores receberam atendimento individualizado

 

Durante encontro promovido pela Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor, docentes e técnicos do Câmpus Itumbiara tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre aposentadoria. As informações foram repassadas pelos servidores André Costa e Kleuber Assis, ambos da Coordenação de Aposentadorias e Pensões (CAP), do Instituto Federal de Goiás.

É importante que os servidores tenham conhecimento sobre os principais artigos e leis que regem o processo de aposentadoria no serviço público, para saber quais regras serão aplicadas no cálculo do benefício. As principais diferenças são as seguintes: a aposentadoria pode ser voluntária, por invalidez e por idade. A do tipo voluntária diferencia homens e mulheres, professores e demais servidores, e ainda leva em consideração o tempo de contribuição, idade, tempo no serviço público, tempo na carreira e tempo no cargo. Essas diferenças podem ser vistas aqui.

Além disso, a forma do cálculo varia de acordo com o ano de entrada em exercício; existindo assim a aposentadoria integral (equivalente à última remuneração do cargo efetivo) ou aquela onde se aplica a média aritmética simples das maiores contribuições efetuadas. Atualmente o teto do INSS para quem ingressou no Serviço Público Federal após 04 de fevereiro de 2013 é limitado a R$ 5.839. O servidor interessado em receber acima desse teto poderá contribuir com previdências complementares.

 

Saiba mais


Funpresp: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal criada com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações. Site: https://www.funpresp.com.br/

Averbação e Certidão de Tempo de Serviço: é o registro do tempo de contribuição decorrente de vínculo de trabalho prestado a outras instituições, públicas ou privadas, desde que este período não tenha sido aproveitado para outros quaisquer benefícios (de natureza previdenciária) em quaisquer outras entidades (públicas ou privadas). Outras informações neste link.  

Coordenação de Aposentadorias e Pensões (CAP)
A CAP é responsável por conceder aposentadoria, pensões por morte e licença prêmio por assiduidade, realizar averbações de tempo de contribuição e emitir certidões de tempo de contribuição, além de encaminhar os formulários de solicitação de aposentadora para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU). A equipe é formada por Kleuber Assis Vasconcelos, coordenador e Auxiliar em Administração, e André Costa Brito - Assistente em Administração.

Contato:
E-mail: aposentadoriaepensao@ifg.edu.br
https://falecomrh.ifg.edu.br

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página