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ENSINO

Evento vai apresentar dados de pesquisa sobre ensino remoto emergencial e vulnerabilidade discente

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 09h02 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 14h28

Os dados foram coletados com mais de sete mil respondentes de três instituições de ensino públicas em Goiás

 

 

No próximo dia 14 de dezembro, às 14h30, o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participarão de um evento público online para apresentar dados de uma importante pesquisa sobre o ensino remoto emergencial. Além disso, também será mostrada a vulnerabilidade discente nas Instituições de Ensino Superior Público de Goiás (IPES/GO) por meio dos dados coletados. A transmissão do evento será feita no canal IFG oficial do YouTube.

O evento está sendo realizado pelo Observatório do Mundo do Trabalho do IFG e o Observatório do Estado Social Brasileiro UFG/UEG. Esses dados são fruto de um levantamento junto aos estudantes do IFG, da UEG e UFG com o objetivo de coletar informações e elaborar relatórios sobre a oferta de educação no Estado de Goiás durante o período da pandemia causada pela Covid-19.

“Esta ação busca subsidiar as instâncias competentes na articulação contínua da atuação do IFG com as expectativas sociais, o mundo do trabalho, as políticas governamentais e de Estado que assegurem o desenvolvimento social, científico e tecnológico, indo ao encontro das atribuições do OMT/IFG, nos termos do Art. 141 do Regimento Geral do IFG, aprovado pela Resolução Consup/IFG nº 40, de 13 de dezembro de 2018”, afirma o Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Weber Tavares da Silva Junior.

O assessor afirma, ainda, que “a pesquisa tenta identificar o impacto do ensino remoto no corpo discente e quem é esse aluno que vai retornar à instituição quando as condições sanitárias permitirem. Foi feita uma grande pesquisa, no caso do IFG, contamos com mais de 4,5 mil estudantes. A gente fez um questionário que identifica questões socioeconômicas e a percepção deles de como foi o ensino remoto em termos de qualidade. Temos achados importantes acerca da quantidade de alunos que usam o celular, daqueles que não tinham condições de assistir às aulas em casa etc. Além disso, resultados de como o ensino remoto impactou na qualidade do ensino”, afirma Weber.

Pesquisa

A pesquisa contou com mais de sete mil respondentes matriculados no IFG, UEG e UFG, residentes em todo o estado de Goiás, e traz dados fundamentais para que as IPES/GO compreendam os impactos deste período e possam se preparar para o retorno das atividades presenciais à medida que as condições sanitárias viabilizem tal ação.

 

Serviço
Evento público de apresentação dos dados acerca do Ensino Remoto Emergencial e a vulnerabilidade discente nas IPES/GO

Data: 14/12

Horário: 14h30

Transmissão: https://www.youtube.com/ifgoficial

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

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