IFG sedia evento de lançamento do site da cooperativa Bordana
Na próxima quinta-feira, 5 de setembro, às 10 horas, a Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG) vai sediar um evento que marca a vida de um grupo de mulheres em condição de vulnerabilidade social, que, por meio de uma cooperativa, hoje, está conseguindo agregar a tradição, a tecnologia e a inovação. Da produção artesanal feita à mão, à loja e ao mundo virtual, a Bordana, nome conferido à Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano, conquista esse espaço graças também à parceria com o IFG.
A cooperativa foi selecionada na Chamada Pública de Seleção de Projetos para Promoção das Indicações Geográficas (IG), Edital IFES Nº 03/2022, de 21 de Dezembro de 2022 - Eixo I: diagnóstico sobre potencial Indicação Geográfica, com o projeto: Bordados Bordana de Goiânia. De acordo com o edital, IG é “nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, quando determinada qualidade, reputação ou outra característica são essencialmente atribuídas a essa origem geográfica”. Ao IFG, selecionado no edital, coube executar o projeto.
Segundo a equipe de trabalho, cujo coordenador é o servidor Renato Araujo Teixeira, além da parceria pelo projeto de Indicações Geográficas, a Bordana manteve contato com o núcleo incubador do Câmpus Inhumas. A perspectiva é de incubação social da própria cooperativa, cujo objetivo é atuar no mundo virtual e de incubação social de grupo de mulheres em condição de vulnerabilidade fora de Goiânia, que poderia integrar o coletivo da Bordana, mas esse ainda é um projeto futuro, que compõe a parceria IFG – Bordana.
Participaram também como membros da equipe as servidores Viviane Margarida Gomes Pacheco e Mônica Mitchell de Morais Braga (do Câmpus Inhumas), o professor Carlos Roberto da Silveira Junior e os estudantes Ana Clara Leones da Silva, Thaynara Procopio Gonzaga e Thiago Nunes da Costa (do Câmpus Goiânia).
A cooperativa
A Bordana existe desde 2008 como ação social de emancipação feminina. Em 2011, organizou-se como cooperativa de trabalho com o objetivo de promover geração de renda e auxiliar no desenvolvimento local, com sede no Conjunto Caiçara, em Goiânia (GO). “As belezas naturais do Cerrado são bordadas pelas mãos das cooperadas da Bordana, que tecem a própria história e também aprendem, ensinam, cooperam. Atualmente, a Cooperativa dispõe de 30 integrantes (cooperados), sendo 28 mulheres”, conta Viviane Margarida.
Serviço
Lançamento do site da Bordana (site com loja virtual)
Dia: 5/9/2024
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Auditório da Reitoria do IFG
Pró-Reitoria de Extensão
Redes Sociais