III Ciclo de Debates Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate
Datas: 7, 14 e 21 de maio | Horário: 19 horas
No dia 7 de maio iniciam as atividades do terceiro ciclo de debates do projeto de extensão do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) intitulado Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate. Neste semestre serão três atividades abertas ao público interno e externo à instituição. Para participar, basta preencher o formulário virtual. O link para participação virtual será encaminhado apenas aos inscritos.
O primeiro debate, no dia 7 de maio, será às 19 horas com o servidor do Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí, candomblecista e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, Evaldo Gonçalves. A atividade será um cine-debate intitulado Mãe Jacira, a guerreira ativista: o povo de santo e o combate à intolerância religiosa.
No dia 14 de maio, às 19 horas, haverá o bate-papo com os alunos do Câmpus Goiânia, Sara Oliveira (Licenciatura em Letras) e Eliézer Nascimento (Licenciatura em História) com a temática Resistir e reexistir nos espaços institucionais. Para finalizar o ciclo de debates, o psicólogo Hugo Ribeiro conduz a atividade do dia 21 de maio, também às 19 horas, de título Negritude e branquitude: o que é meu e o que é do outro.
O projeto projeto de extensão articula-se com a pesquisa de doutorado de título: "(Re)construindo a identidade racial no espaço escolar", desenvolvida pela professora do Câmpus Goiânia do IFG e coordenadora do projeto, Camila Leopoldina Batista dos Santos. A docente realiza a pesquisa de doutorado junto à Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo o IFG como instituição coparticipante.
O primeiro ciclo do projeto Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate foi realizado em novembro de 2020 e sua segunda edição em fevereiro de 2021.
Os participantes receberão certificados com carga horária a depender da frequência nas atividades propostas.
Serviço
III Ciclo de Debates Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate
Público-alvo: Pessoas das comunidades interna e externa ao Câmpus Goiânia IFG.
Pré-requisito de participação: Ter mais de 16 anos.
Inscrições pelo formulário eletrônico:
Programação:
7/05 - 19h - Mãe Jacira, a guerreira ativista: o povo de santo e o combate à intolerância religiosa
14/05 - 19h - Resistir e reexistir nos espaços institucionais
21/05 - 19h - Negritude e branquitude: o que é meu e o que é do outro
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais