Celebração online marca formatura do curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida
A cerimônia foi realizada por videoconferência e teve transmissão ao vivo
Uma celebração diferente, inovadora e emocionante. Assim pode ser definida a Cerimônia Comemorativa de Colação de Grau da sétima turma do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, organizada pelos próprios alunos e realizada na noite de sábado, dia 4 de julho. Respeitando o isolamento social exigido pela atual conjuntura mundial provocada por uma pandemia que forçou mudanças em todos os aspectos da vida social, cada formando em sua residência se uniu aos amigos em um mesmo sonho para sua realização.
A formatura, com todo o ritual de uma solenidade tradicional, mas com algumas modificações que a tornaram mais descontraída e informal, foi viabilizada por meio de um aplicativo de videoconferência. O recurso possibilitou a presença de familiares e amigos dos formandos, a participação da diretora-geral do IFG Aparecida, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira; do coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Murilo Meiron; e os professores Wanderley Azevedo de Brito, Rosinete Fernandes Bandeira, Luciano Calaça Alves, Diogo Gonçalves Dias, Arlam Carneiro Silva Júnior e Thiago Augusto Mendes. O evento foi todo transmitido ao vivo pelo YouTube e o público expectador mostrou numerosa e festiva participação em comentários.
Os 24 novos engenheiros civis formados pelo Instituto Federal de Goiás já haviam sido graduados como profissionais por meio de portaria, mas não permitiram que a necessidade de isolamento social impedisse a sonhada cerimônia de formatura. A abertura do evento foi feita pelo formando Lyniker Oliveira Borba, que desempenhou a função de mestre de cerimônias durante toda a celebração. Foi juramentista, o formando Lucas Alves Xavier, que, em nome da turma, prometeu honrar, no exercício da profissão, os ensinamentos que recebeu, para “promover o bem-estar e a evolução da sociedade, a preservação da natureza, o progresso e a grandeza da pátria”.
Agradecimentos e comemoração
A oradora Vitória Cassimiro Marques falou do sonho profissional que uniu os estudantes, dos desafios enfrentados juntos, dos aprendizados e do amadurecimento de cada um. Vitória fez um agradecimento aos pais, familiares, amigos, professores e demais servidores do IFG. Chamados um a um pelo professor Wanderley Azevedo de Brito, todos os formandos tiveram um momento de fala, quando puderam manifestar a alegria que sentiam no momento, lembrar episódios significativos e fazer agradecimentos. Em muitas das falas, viam-se na tela as festas em família, balões, palmas e até um pedido público pelo fim do coronavírus.
A outorga de grau simbólica foi dada pela diretora-geral do câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, à formanda Eloanne Emanoelle dos Santos Silva. Em seu pronunciamento, a diretora Ana Lucia destacou sua satisfação pela presença na cerimônia, elogiou a iniciativa dos estudantes e falou da circunstância de comoção que envolve, de alguma forma, a todas as pessoas, pela pandemia e pelo distanciamento. Ela parabenizou os formandos, familiares, os professores e toda a comunidade acadêmica do IFG pela conquista alcançada e desejou sucesso aos novos engenheiros civis.
Formandos:
Diogo Cezar da Cunha Ribeiro
Eduardo de Araujo Lopes
Eloanne Emanoelle dos Santos Silva
João Pedro Vinhas Fuhr
Jordana Fernandes Costa
Lara Morinaga Matida
Lécius de Albuquerque Prado
Lígia Raquel Matos de Oliveira Gonçalves
Lorrayne Guimarães Martins
Lucas Alves Xavier
Luann Guilherme Vieira dos Reis
Lyniker Oliveira Borba
Marco Túlio Souza Reis
Mirian Raquel de Souza Borba
Olavo Augusto Paranhos Borges
Pedro Augusto Braga Ferreira
Pedro Henrique de Almeida Lacerda
Pedro Henrique Ribeiro da Silva
Renato Monteiro Barboza
Stephane Nascimento Severo
Thiago da Costa Cunha
Vitória Cassimiro Marques
Wendell Alves Badaró
Weslei Castro Oliveira
Para assistir ou rever a cerimônia, acesse o link.
Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais