Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Palestra com professor Marcos Del Roio abre I Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória
Início do conteúdo da página
Evento

Palestra com professor Marcos Del Roio abre I Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 10h40 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 12h58

Na abertura do evento no Câmpus Goiânia, o professor da Unesp falou sobre os processos de neocolonialismo na América Latina

Professor da Unesp - Câmpus Marília, Marcos Del Roio, e o coordenador do Seminário e professor do Câmpus Goiânia, Marcelo Lira, na conferência de abertura, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
Professor da Unesp - Câmpus Marília, Marcos Del Roio, e o coordenador do Seminário e professor do Câmpus Goiânia do IFG, Marcelo Lira, na conferência de abertura, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

A programação do I Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória: o Brasil do Século XXI iniciou na noite de segunda-feira, 27, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Na abertura do evento, o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) - Câmpus Marília, Marcos Del Roio, falou sobre Geopolítica e Imperialismo na América Latina do século XXI: entre a emancipação e o neocolonialismo.

Segundo o professor Marcos Del Roio, os países da América Latina têm perpassado por processos caracterizados como retrocessos neste início do século XXI, que levam à dependência política e econômica dessas nações diante de outras e se constituem como expressões do neocolonialismo. “Nós corremos o risco enorme de ter o continente colonizado novamente, evidentemente de uma outra forma, mas é um risco eminente. A desindustrialização da região, o crescimento novamente das grandes propriedades de terra, a reafirmação da monocultura, a piora das condições de trabalho são todos aspectos que têm marcado o continente nesses ultíssimos anos”, explica. Marcos Del Roio criticou os discursos ideológicos conservadores que têm reverberado nos países da América Latina e discutiu a incidência do neocolonialismo no Brasil.

Antes da palestra de abertura do evento, houve apresentação musical com o músico e professor do Câmpus Goiânia, Felipe Valoz, e o cantor Chico Aafa, que apresentaram repertório com canções do álbum Cantigas do Estradar.

 Na abertura do Seminário, houve apresentação musical com Felipe Valoz e Chico Aafa.
Na abertura do Seminário, houve apresentação musical com Felipe Valoz e Chico Aafa.

 

Participaram da mesa de abertura a chefe do departamento de áreas acadêmicas 1 do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Oliveira, e o coordenador-geral do Seminário, professor Marcelo Lira. Para o coordenador do evento, professor Marcelo Lira, a palestra de abertura do Seminário apresentou elementos que contribuem para compreensão da situação política atual do Brasil e convidou a todos para que participem das demais atividades que integram a programação do Seminário.

O I Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória: o Brasil do Século XXI segue com atividades até o dia 31 de maio, no Câmpus Goiânia do IFG. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas – Ética e Política Emancipatória (NEPA – EPE) do IFG e do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais de Goiás (Sintef-GO).

Confira a programação completa do Seminário na página do evento.

Veja mais fotos do evento na página do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook.

  

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página