Evento reúne servidores e promove discussão sobre ações a serem adotadas no 2º semestre
As atividades são realizadas no Teatro do IFG e nos departamentos acadêmicos do Câmpus Goiânia
Começou nesta sexta-feira, 17 de agosto, a programação do Encontro Pedagógico do IFG – Câmpus Goiânia. O evento visa discutir ações e planejamento para as atividades pedagógicas que serão adotadas no segundo semestre de 2018 na unidade, que inicia no próximo dia 20. Participam das atividades servidores docentes e técnico-administrativos do câmpus.
Logo no início da manhã, a equipe da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) ministrou a palestra Do estresse à mediação de conflito no trabalho: a importância da Inteligência Emocional no mundo do trabalho. A psicóloga Rose Shimabuku abordou temas como empatia e outras formas de evitar conflitos e manter o ambiente de trabalho mais harmônico, inclusive dentro da sala de aula.
Concomitante à palestra, ocorreu o curso Processos de Aproveitamento de Disciplinas, com o professor João Cortes, da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares. A capacitação foi direcionada a coordenadores de cursos do câmpus e reforçou os procedimentos para atendimento a alunos que cursaram graduação ou ensino médio em outras instituições e que desejam aproveitar as disciplinas estudadas.
Às 10 horas, foi o momento de discutir acessibilidade no Câmpus Goiânia. A professora do departamento de áreas acadêmicas II, Sandra Longhin, membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFG (Napne/IFG), iniciou as discussões reforçando a importância do número em estudar maneiras de adequar o espaço físico e o atendimento da instituição para torná-la um local inclusivo.
Em seguida, a diretora do Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Vanessa Helena Santana Dalla Déa, ministrou a palestra Inclusão e permanência de pessoas com deficiências nas Instituições Federais de Ensino: direito e ações de acessibilidade.
Segundo a professora, é preciso quebrar as barreiras que ainda existem quando o assunto é o atendimento à pessoa com deficiência. “As barreiras acontecem justamente quando os direitos dessas pessoas não são atendidos”, reforçou.
Em sua palestra, Vanessa especificou pontos importantes da Lei 13.146 de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, principalmente o capítulo IV, que trata sobre o direito à educação. Além da explanação, a professora trouxe um pouco de sua vivência no Núcleo de Acessibildade da UFG, os desafios e prazeres encarados diariamente na Universidade, na tentativa de promover o melhor atendimento a esse público.
Dentre as ações expostas pela professora, está o curso de capacitação para professores o Se Inclui, que integra instituições parceiras, dentre elas o IFG, além do Instituto Federal Goiano, a UFG e a Universidade Estadual de Goiás. O curso toma como princípio norteador a discussão da diversidade, composta pelas diversidades visual, auditiva, motora, neurodiversidade, levando em consideração que, com ou sem deficiência, todos são diferentes.
Participação
Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, a ação do Encontro Pedagógico é essencial. “Havia um certo tempo que não tínhamos espaço no Calendário Acadêmico para promover isso”, explica. A expectativa, de acordo com a diretora, é que o evento seja realizado nos próximos anos semestralmente e com duração de uma semana.
“É muito importante lembrar que esse encontro foi construído por várias pessoas. Todas as atividades foram propostas pelos servidores, tendo como base a necessidade que temos, como é o caso da discussão sobre acessibilidade e a capacitação dos coordenadores para o aproveitamento de disciplinas”, ressalta a diretora.
Já o professor Eliézer Marques, gerente de Administração e Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE) do Câmpus Goiânia, o momento foi oportuno para discutir planejamento pedagógico na unidade e, principalmente, por promover a interação e o acolhimento dos servidores técnico-administrativos e docentes no câmpus.
Programação
As atividades do Encontro Pedagógico continuam no período vespertino desta sexta-feira, com atividades internas nos departamentos acadêmicos. No sábado, 18 de agosto, haverá uma capacitação, da GAAAE, sobre a Instrução Normativa nº 1, que estabelece procedimentos para o lançamento, manuseio e arquivamento de diários no IFG. A atividade será no Teatro, a partir das 8 horas.
“O objetivo de discutirmos essa instrução normativa junto com os docentes é para alertarmos sobre a importância do lançamento diário das frequências no sistema. Muitos alunos são prejudicados no recebimento de seus auxílios por conta da ausência dessas presenças”, salientou a diretora-geral do Câmpus Goiânia.
Às 10 horas, ocorrerá um treinamento sobre o Q-Acadêmico, promovido também pela GAAAE do câmpus. O curso abordará temas como diários, material de aula e plano de ensino, como proceder o lançamento de conteúdo no sistema.
Confira a programação completa do Encontro Pedagógico.
Veja mais imagens no facebook do Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais