Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Últimas notícias > Educação Bilíngue reúne especialistas de diferentes regiões do país em uma semana de palestras online
Início do conteúdo da página
Inclusão

Educação Bilíngue reúne especialistas de diferentes regiões do país em uma semana de palestras online

O evento é coordenado por professores do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG e tem início na segunda-feira, dia 15

  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 12h43
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h12
Serão palestrantes, professores do IFG, IFBA, UFG, UFPA e UFRGS. Todas as apresentações serão feitas em Libras, com tradução simultânea em Português
Serão palestrantes, professores do IFG, IFBA, UFG, UFPA e UFRGS. Todas as apresentações serão feitas em Libras, com tradução simultânea em Português

Para promover discussões com diferentes visões sobre a interação entre professores e estudantes surdos, começa na segunda-feira, dia 15 de junho, a “Semana In Live com a Educação Bilíngue”, com foco no tema “Educação Bilíngue para Surdos: o conforto linguístico em processos de ensino e aprendizagem”. Serão cinco dias de palestras e debates envolvendo professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenado por Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, coordenadora de polo do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Surdos (INES) e professora no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, e por Diego Leonardo Pereira Vaz, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, o evento está com inscrições abertas. As palestras serão todas proferidas em Libras, com tradução simultânea para o Português.

Para os organizadores da atividade, todo profissional da educação deve ter a preocupação sobre qual língua usar durante os processos de ensino e aprendizagem na educação bilíngue e também sobre como o educando surdo se sente ao vivenciar a educação adequada a suas especificidades. “Todo educando tem direito a ter seus estudos ministrados em uma língua que melhor expresse os conceitos e conteúdos que devem ser apreendido por ele, ou seja, em sua primeira língua (L1). Assim, tendo promovido esse ambiente linguístico favorável torna-se mais fácil o processo de aquisição da segunda língua (L2), ou seja, o Português escrito”, afirmam os professores no projeto de realização do evento. Eles destacam que o debate do tema visa não apenas à busca pelo conhecimento, mas, sobretudo, à promoção do bem-estar do aluno durante os processos de ensino e aprendizagem.

Serão realizadas cinco palestras, cujos temas e ministrantes podem ser conferidos abaixo e no link da programação. As apresentações serão de 15 a 19 de junho, sempre das 19 horas às 20h36min, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube, em canal criado especificamente para a Semana In Live com a Educação Bilíngue e ficarão disponíveis posteriormente também no canal do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG.

 

Participação e certificados

O evento tem como público-alvo alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG e do curso de Pedagogia EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), mas é aberto à comunidade externa e a todas as pessoas interessadas no assunto. Para participar, basta acessar o link do canal.

Para receber certificado de participação, entretanto, é preciso estar inscrito no evento. A inscrição é feita via Sistema Unificado de Gestão de Pessoas (SUGEP/IFG). Durante as transmissões, será disponibilizado formulário de participação aos inscritos que estiverem online, para posterior emissão do certificado.

 

Programação

 

Dia 15 – segunda-feira

Libras como Língua de Instrução em sala de aula: empoderamento da língua e da pessoa surda

Alessandra  Campos Lima (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2120117499548337

Email: alessandracampos@ufg.br

 

Dia 16 – terça-feira

O papel do TILSP nos processos de Ensino e Aprendizagem na educação profissional

Erivaldo de Jesus Marinho (IFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1666504696507364

E-mail: erivaldomarinho@ifba.edu.br

 

Dia 17 – quarta-feira

Processo de Aquisição de Línguas em Crianças Surdas

Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7437517460016810

Email: silviafrancacalixto@gmail.com

 

Dia 18 – quinta-feira

A Família e a Criança Surda: parceria imprescindível no processo de aquisição de L2

Uisis Paula da Silva Gomes (UFPA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6125418268267194 

Email: uisisgomes@gmail.com

 

Dia 19 – sexta-feira

Atelier Escola: espaço de múltiplas aprendizagens

Liliane Giordani (UFGRS)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0134759333882062

Email: liliane.giordani@ufrgs.br  

 

Intérpretes:

As palestras da Semana In Live com a Educação Bilíngue serão proferidas em Libras e terão tradução simultânea para Língua Portuguesa pelos professores Geane Feitosa, Thiago Cardoso Aguiar e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do IFG, pelo professor Luiz Cláudio da Silva Souza, da UFG, e por intérpretes de Libras do IFG.

  

Apoio:

Coordenação de Polo Curso de Pedagogia EaD do INES/IFG Campus Aparecida de Goiânia

Coordenação do Curso de Pedagogia Bilíngue do IFG Campus Aparecida de Goiânia

Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Campus Aparecida de Goiânia

Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do IFG Campus Aparecida de Goiânia (Gerência de Pesquisa e Extensão)

Coordenação de Tecnologia da Informação do IFG Campus Aparecida de Goiânia

 

Programação

Inscrições

Acesso às palestras

 

Coordenação de Comunicação Social / Campus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página