Apoio ao Discente realização formação com representantes de sala
Entre os objetivos está o de ampliar o conhecimento dos representante acerca de suas atribuições
No início desta semana, a equipe da Coordenação de Acompanhamento Pedagógico ao Discente (CAPD) promoveu dois dias de encontro com representantes de todas as turmas dos cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Química. O objetivo da formação era o de “despertar o protagonismo juvenil”, além de reforçar as atribuições de um representante de sala.
Um dos praticantes foi Leomir Alexandro Neves Dias, do 3º ano do Técnico em Química. Para ele, o encontro possibilitou ter mais consciência sobre a função de representante, além de orientar sobre a melhor forma de organizar e encaminhar aos gestores as demandas que chegam até eles, como sugestões ou reclamações das turmas.
A pedagoga Patrícia Arantes Peixoto Borges, uma das servidoras do Apoio, comenta que é a primeira vez que este tipo de formação para os representantes de sala é realizada, sendo que antes o habitual era o atendimento individual quando algum jovem procurava a CAPD com dúvidas. A pedagoga disse ainda que mais do que reforçar esse contato entre Apoio e Discente, é importante que os representantes tenham em mente que eles devem “atuar em benefício da turma, pensando no bem comum e daqueles que representam”.
Patrícia ficou muito satisfeita e feliz com o resultado da formação pois segundo ela, já no dia seguinte ao encerramento, os representantes de uma das turmas relataram que os colegas ficaram tão animados com as propostas e encaminhamentos que até propuseram encontros e atividades lúdicas fora do ambiente acadêmico, com o objetivo de aproximar uns dos outros; algo que não ocorreu nos dois primeiros anos do curso dessa turma, relata a pedagoga.
Documentos
Em relação ao conteúdo da formação, foi trabalhado com o grupo o Regulamento Acadêmico dos Cursos Técnicos Integrados - Resolução nº 22, de 26 de dezembro de 2011 e o Regulamento para o Corpo Discente, além de orientações sobre a participação no Conselho de Classe. Como atividade, foi proposto aos representantes uma autoavaliação bem detalhada sobre a turma e os processos de ensino e aprendizagem, pautada nos documentos institucionais. Para saber mais sobre as legislações acadêmicas, visiste a área de documentos da Pró-Reitoria de Ensino.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais