Matrizes indígena e africana são temas de trabalho com as turmas do Técnico Integrado
Estudantes vivenciaram por meio de estudos, culinária, artesanato e música a influência de outras culturas na formação do povo brasileiro
As turmas de 1º ano do Técnico Integrado em Eletrotécnica e Técnico em Química, do IFG Câmpus Itumbiara, apresentaram recentemente trabalhos relacionados às matrizes de origem indígena e africana em sala de aula. A proposição da atividade foi da professora Daniela Oliveira dos Santos, que ministra a disciplina “Processo e Criação em Arte”. Segundo a docente, “o estudo foi realizado a partir dos textos e documentários da obra de Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro”.
Daniela conta que para ampliar a compreensão dos estudantes acerca da formação e origem do brasileiro, foram realizadas leituras, aulas expositivas, análise de documentários e estudo aprofundado sobre os aspectos voltados aos costumes das matrizes indígena e africana. A professora comenta ainda que “houve muito engajamento das turmas” na preparação dos trabalhos. E, além das lembranças relacionadas aos costumes dos familiares, os alunos conseguiram perceber a forte presença dos traços culturais dos africanos e dos índios na culinária, música, artesanato e manifestações populares.
Para ficar ainda mais interessante, no dia das apresentações os estudantes se caracterizaram e trouxeram para sala de aula instrumentos musicais e algumas comidas relacionadas ao tema proposto. Assim, os colegas de curso puderam aprender sobre o modo de preparo e degustaram cuscuz, feijoada, pipoca, pamonha, tapioca, bolo de fubá e mané pelado, que foram preparados pelos familiares dos estudantes. Também teve espaço para manifestações populares como a Capoeira e Brincadeira de Amarelinha Africana; além de penteados do tipo Trança Africana que os alunos realizaram em sala.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais