Edição de 2022 da Secitec promoveu 38 atividades e recebeu cerca de 500 inscrições
Atividade será encerrada na noite desta sexta-feira, 11, com apresentação dos melhores trabalhos científicos e entrega de premiações
Após 04 dias de intensas atividades, será encerrada nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) 2022 do IFG Câmpus Itumbiara. Na edição deste ano, os organizadores contabilizaram 539 inscrições para as 38 atividades propostas, sendo elas: 13 minicursos, 10 oficinas, 03 apresentação artísticas, 02 palestras, 01 Feira de Ciências, 01 Mostra de Biociências, 01 Exposição de Origami, 01 debate, 01 apresentação teatral, 01 Experimento de Robótica e 01 roda de conversa.
Além dos estudantes e servidores do Instituto Federal de Goiás presentes nessas atividades, a Instituição também recebeu participantes de outras instituições de ensino, tanto para atividades práticas e/ou de apresentação/elaboração de pôsteres e comunicações orais. Esses participantes eram do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC Itumbiara), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Centro de Educação em Período Integral (CEPI) Dr. Menezes Júnior, Colégio da Polícia Militar De Goiás - Unidade Dionária Rocha e Escola Municipal Professor Alaor Dias Machado.
Logo na manhã do 2º e 3º dia de evento, o Câmpus ficou bastante movimentado em função da realização das atividades que receberam alunos de instituições da rede pública de Itumbiara. Esses visitantes participaram ativamente das experiências promovidas por monitores e professores na Feira de Ciências, Mostra de Biociências, Exposição de Origami, oficina de Experimentação em Química e de Robótica Educacional também.
Conforme explica o docente Leonardo Magalhães, um dos proponentes da Feira de Ciências, a ação teve por objetivo “estimular nos alunos do ensino médio integrado o gosto pela ciência, curiosidade, abstração e o pensamento crítico”, e o resultado deles foi excelente. “Os trabalhos foram diversos e muito bem executados, envolveu as áreas da química, biologia, física, matemática e engenharia. Destaco a integração e envolvimento dos alunos, protagonismo, compromisso e dedicação”; além do papel essencial de todos os docentes envolvidos também, destacou Leonardo.
“Parabéns aos gestores do IFG Câmpus Itumbiara por essas ações maravilhosas! Quantos lugares estão precisando de intérpretes para ajudar aqueles que precisam estudar. E vocês estão incentivando esse aprendizado na Língua Brasileira de Sinais”. comentou Quezia Nogueira de Souza em uma das postagens da Secitec sobre as atividades na área de Libras
Participante da Feira, a jovem Rassa Ferreira de Souza (Técnico em Química) falou da preparação dela e dos colegas para atividade. Ela conta que o planejamento e estudo deles começou há cerca de 01 mês, e que essa antecedência proporcionou a eles a tranquilidade e habilidade necessárias para explicar os experimentos. "Foi bastante legal observar a carinha de curiosidade dos alunos de fora e o quanto eles se divertiram com a química", comentou Raíssa.
Outra participante, Naiana Alcântara Lucas (Técnico em Química) afirmou ter sido muito interessante e bom participar pela primeira vez de uma feira de ciências, e o fato de ter que se prepararem para explicar a várias pessoas sobre o trabalho proporcionou a ela e aos colegas desenvolvimento de algumas habilidade e perda da timidez.
Pôsteres e Comunicação Oral
Em relação aos trabalhos aceitos para as atividades de Sessões de Comunicação Oral e de Pôsteres, a docente responsável pela Comissão Científica do evento, profa. Thaissa de Melo César, analisou que “as apresentações no geral tiveram uma boa avaliação” e que os trabalhos recebidos eram de qualidade. Recebemos muitos trabalhos de diferentes áreas de conhecimento, com soluções técnicas, discussões em várias áreas do conhecimento e relacionados à sustentabilidade também. Outros temas como educação, diversidade e inclusão também foram expostos pelos participantes, mencionou a docente.
O estudante do Colégio Militar de Itumbiara, Isaías Ferreira Silva, contou que sempre quis muito estudar no IFG e que foi incentivado pela professora dele (Mônica de Souza, egressa da Licenciatura em Química) a participar da Secitec. Isaías disse ainda que ficou muito contente e empolgado quando soube que seu trabalho havia sido aceito, pois ele gosta muito da Instituição e disse que o Câmpus “é um ambiente muito bom”. O jovem ainda sugeriu que a Instituição possa oferecer cursos na área de Programação para ele poder cursar graduação no IFG, sugeriu ele sorrindo.
Outra participante da sessão de pôsteres era Anna Claudia de Oliveira Figueiredo, graduanda da Licenciatura. Ela estava bastante satisfeita com a execução do trabalho sobre “Produção de sabão artesanal como estratégia de preservação ambiental”. Para Anna Claudia, além da importância dos temas (sustentabilidade, descarte incorreto de resíduo e degradação ambiental), o artigo dela e dos colegas serviria ao debate sobre sustentabilidade em escolas e também como exemplo de produto artesanal para geração de renda extra; e por isso o considerava de alta relevância.
Quem também estava muito satisfeito e orgulhoso de participar desta edição da Secitec era o atual professor substituto de Libras e egresso da Licenciatura, Rogério Pacheco. Na opinião dele, estar no evento era motivo de gratidão e privilégio. Rogério que sempre foi bastante participativo enquanto aluno do IFG, ressaltou que retornar à Instituição como docente e ainda trazendo alunos do IMEPAC para apresentar pôsteres, era a confirmação de seu avanço pessoal e também profissional. “É uma honra estar na Instituição como docente e com todos esses méritos”, enfatizou o prof. Rogério.
200 anos Independência - tema da Secitec 2022
Neste ano de 2022, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MEC) definiu que o tema das Secitecs de todo o país seria “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”. Com base nessa proposta, os docentes Fernando Viana e Maria Nataly Brum ensaiaram os estudantes do técnico integrado para apresentação da atividade cultural/teatral denominada "O Brasil antes e depois da independência: intervenções artísticas e reflexões históricas". Conforme explica o prof. Viana, a ideia surgiu após a abordagem desses temas em sala de aula e que, inclusive, algumas falas citadas no teatro foram extraídas de documentos históricos. Sob a responsabilidade da profa. Maria Nataly ficou a construção artística da apresentação e parte referente à luta das mulheres. “Foi um diálogo entre história e arte. Foi um processo pedagógico longo. Foi bonito ver que eles [estudantes] acreditaram no processo de autoconfiança. E o envolvimento deles ao final foi impressionante”, analisou o professor.
Além da execução teatral, dois estudantes, em particular, se envolveram na elaboração dos desenhos que enfeitaram a entrada do auditório para o teatro. Juan Alves dos Santos (Técnico em Eletrotécnica) e Maria Vitória Garcia Oliveira (Técnico em Química) comentaram sobre a produção artística deles. Para Maria Vitória, o principal dos desenhos foi ter o cuidado de retratar os personagens históricos da maneira mais real possível e não como pessoas escravizadas, mas sim como “reis e rainhas, pessoas fortes (...). Foi um ganho de conhecimento enorme e de grande tensão” por causa da proposta, disse ela. Juan também se mostrou bastante satisfeito com a execução do trabalho, e disse ter sido uma grande e importante responsabilidade representar esses líderes tão importantes para a história nacional.
Fotos do evento
A Secitec é um evento gratuito e aberto às pessoas da comunidade interna do IFG e população em geral. Em 2022, alguns câmpus do IFG, em articulação conjunta, receberam financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC) para custeio das atividades e produção de material gráfico.
Veja aqui o álbum de fotos do primeiro dia da Secitec.
Apresentação de pôsteres e comunicação oral.
____________________________________
Relacionadas
Secitec do Câmpus Itumbiara segue até o próximo dia 11 de novembro: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/170-ifg/campus/itumbiara/noticias-campus-itumbiara/32032-abertura-secitec-2022
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais