50 alunos recebem o certificado de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico
Câmpus Itumbiara oferece essa formação gratuita desde março de 2022
Mais 50 estudantes receberam a certificação de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico, durante cerimônia realizada na noite de ontem, 09, no auditório do Câmpus Itumbiara. O curso de formação inicial e continuada (FIC) é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), e é ofertado gratuitamente desde 2022 no Instituto Federal de Goiás (IFG). Atualmente, apenas os câmpus Itumbiara e Uruaçu oferecem essa capacitação.
A mesa diretiva da cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de extensão do IFG, Willian Batista, pelo diretor-geral do IFG Câmpus Itumbiara, prof. Marcos Antônio Arantes, pelo coordenador-geral do curso, prof. Ghunter Paulo Viajante, pelo gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, prof. Luis Gustavo Wez e pelo coordenador-adjunto do curso, prof. Marcelo Escobar.
Para Jéssica Alves Vicente, que discursou em nome da turma 1 deste semestre, concluir a formação foi desafiador pois, “(...) assim como eu, a maioria da turma não tinha noção nenhuma sobre eletricidade”, mas juntos eles conseguiram participar das aulas alicerçados pela união entre os colegas e também dos professores. Já Samuel Batista Camargo da Silva, que discursou em nome da turma 2, em suas considerações afirmou que o nível da aprendizagem foi de alto padrão, amplo conhecimento e muita prática, sendo o curso como um todo “uma experiência única” e bastante válida, principalmente por ser de uma área que “cresce muito no mercado de trabalho”.
Saiba mais
O Qualifica Mais EnergIFE é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h. O EnergIFE é estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades; além de ampliar o número de profissionais qualificados para o segmento de energia solar fotovoltaica na cidade de Itumbiara e região.
As aulas do curso foram ministradas no período noturno e em alguns finais de semana, totalizando 200 horas (cinco vezes mais do que costuma ser ofertado no mercado). Os concluintes foram capacitados a operar e manter sistemas fotovoltaicos on e off grid de acordo com as normas, procedimentos técnicos, qualidade e segurança da instalação.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais