Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Luziânia > Notícias do Câmpus Luziânia > Estudantes do câmpus alcançam Prêmio Extra de Dedicação na etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica
Início do conteúdo da página
obr 2019

Estudantes do câmpus alcançam Prêmio Extra de Dedicação na etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 11h57 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h44

2019 bate recorde de participação do Câmpus Luziânia na OBR

imagem sem descrição.

Desde 2016, o Câmpus Luziânia participa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A cada ano, o número de participantes vem aumentando e os resultados cada vez mais expressivos. Neste sábado, 21, duas equipes do câmpus participaram da etapa Prática da OBR e uma delas recebeu o Prêmio Extra de Dedicação.

Equipe vencedora do Prêmio Extra de DedicaçãoA equipe formada pelos estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet, Giovanna Nogueira, Abraão Medeiros, Felipe Bertuol e Letícia Xavier, destacou-se por ser a que mais se dedicou, que ajudou a si própria e as outras equipes a superarem desafios ao longo da etapa. Participaram das provas com robôs construídos por eles mesmos, a partir da plataforma arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador).

Na primeira etapa da OBR 2019, 44 alunos do Câmpus Luziânia participaram da primeira fase da prova teórica. Giovanna Nogueira e Abraão Medeiros seguiram para a segunda fase da prova teórica e receberam medalhas de prata e bronze, respectivamente. Já na etapa prática, o câmpus participou com duas equipes inscritas, com o total de 8 alunos, e recebeu o Prêmio Extra de Dedicação com uma das equipes.

Esse número cresce a cada ano. Em 2016, 6 alunos participaram e 1 obteve medalha de honra ao mérito. 2017, participação de 5 alunos e também 1 medalha de honra ao mérito. 2018 já teve 19 alunos na primeira fase da prova teórica, 1 na segunda fase da prova teórica, com 1 medalha de honra ao mérito, e 2 equipes na prova prática. E 2019 bate recorde de participação e premiação.

A etapa prática regional contou com a participação de 70 equipes do estado de Goiás do ensino médio, sendo 2 do Câmpus Luziânia. As competições aconteceram no Câmpus Samambia da UFG, em Goiânia, no último sábado, 21 de setembro.

Responsável pela participação e orientação dos estudantes na OBR, a professora Christiane Borges contou que, desde 2018, ela e alguns professores trabalham com projetos de ensino preparatórios para as provas teóricas e práticas da OBR.

 

Nível zero

Arthur e Marco Antônio com a professora Christiane BorgesNovidade na OBR é a participação de estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na prova prática. A essa categoria se deu o nome de nível zero. O Câmpus Luziânia participou com Marco Antônio Dias Noleto, filho da professora Giselle Dias, e Arthur François Peres de Oliveira, filho do professor Leonardo François. Eles programaram o robô Fox e receberam medalhas de honra ao mérito.

 

Entenda a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Realizada desde 2007, a OBR é considerada o maior evento de robótica da América Latina. É uma olimpíada científica brasileira que visa estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. A modalidade Prática se dá por meio de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Já a modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais, com uma prova escrita, preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR, em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

Apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a OBR ainda conta com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation. É coordenada, de forma voluntária, por um grupo de cientistas e doutores da área de robótica e tecnologia das universidades públicas e particulares do Brasil.

 

Veja aqui fotos da participação do Câmpus Luziânia na etapa Prática da OBR.

Para mais informações sobre a OBR, acesse http://www.obr.org.br/.


Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página