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Projeto IFG Digital

Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 11h27

O Projeto IFG Digital tem o intuito de implantar uma infraestrutura de processos e documentos eletrônicos no Instituto Federal de Goiás e com isso sair da cultura do papel e caminhar para uma cultura Digital. É composto pelas etapas de preparação(infraestrutura, processos, sistema, dentre outras), criação de regulamento, implantação e configuração do sistema, treinamentos, integração com protocolo integrado e ConectaGOV-PEN(Barramento). Possui objetivo de melhorar o desempenho dos processos no IFG, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

 Acesse as informações sobre o Projeto:

1 - Justificativa

2 - Principais Benefícios

3 - Documentos do Projeto

4 - Status do Projeto

5 - Notícias Publicadas

6 - Legislação Envolvida

7 - Centro de Aprendizagem Virtual e Sistema de Treinamento

8 - Perguntas e Frequentes

9 - Orientações sobre Procedimentos

10 - Assinatura de Usuários Externos e Estudantes 

11 - Suporte e Contato

 

1 - Justificativa

O Decreto n° 8.539, de 8 de outubro de 2015, trouxe a necessidade da mudança de paradigma no que diz respeito aos processos administrativos nos órgãos da administração pública federal, os quais se encontram intimamente ligados à “cultura do papel” e aos procedimentos analógicos pertinentes a esta. Tendo em vista a necessidade de adequação, não só ao decreto, mas também a realidade de uma sociedade cada vez mais dinâmica e integrada com ferramentas digitais, a administração pública deve buscar formas mais eficientes de atender as demandas da população. Conforme o paradigma em questão, o Processo Eletrônico Nacional vem como uma ação generalizada, abarcando órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, exigindo a adoção de um Sistema Informatizado de Gestão de Documentos para os procedimentos administrativos, promovendo a ruptura da cultura analógica do papel, aproximando as entidades das demandas da sociedade por celeridade, transparência e eficiência.

A implantação do SUAP-Módulo de Documentos e do SUAP-Processo Eletrônico está alinhada com os objetivos organizacionais e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do IFG, se relacionando com os seguintes objetivos da dimensão Instituição e Sociedade:

Objetivo 8: Melhorar continuamente o atendimento prestado à comunidade do IFG;
Objetivo 9: Desenvolver, implantar e manter os sistemas de apoio à realização da estratégia organizacional;
Objetivo 10: Melhorar a comunicação, a transparência e as informações gerenciais dos projetos, serviços e sistemas de TI.

 

2 - Principais Benefícios

São diversos os benefícios econômicos, sociais e ambientais, podemos destacar:

  • Redução de custos financeiros (papel, consumíveis, capas de processos, contratos de impressão);
  • Redução do custo ambiental associado ao uso do papel;
  • Redução de custos operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento de documentos e processos;
  • Redução do tempo gasto na abertura, manipulação, localização e tramitação de documentos e processos;
  • Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidas de documentos e processos;
  • Compartilhamento simultâneo de documentos e processos, para fins de contribuição, acompanhamento da tramitação ou simples consulta;
  • Práticas inovadoras de trabalho, voltadas à orientação a processos e ao aumento da produtividade, que promovem o abandono do uso do papel;
  • Acesso remoto por meio de microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones, possibilita que os usuários trabalhem a distância;
  • Incremento na publicidade dos processos, tornando mais fácil seu acompanhamento por servidores, e o seu controle interno;
  • Ampliação da gestão do conhecimento e da possibilidade de melhoria de processos;
  • Promover a transparência ativa, garantindo aos cidadãos o direito de acesso à informação, conforme determina a Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informações);
  • Simplificar o atendimento ao cidadão, de acordo com o Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009 (simplificação do atendimento público prestado ao cidadão), possibilitando a ampliação dos serviços eletrônicos prestados pelos órgãos e entidades;
  • Reduzir custos por meio da redução da demanda de atendimento presencial;
  • Minimizar os deslocamentos para o acompanhamento do trâmite dos processos.

 

3 - Documentos do Projeto:

 

4 - Status do Projeto

Atividades concluídas

  • Etapa 1
    • Realizar a entrega do primeiro produto para o gabinete da reitoria, o Plano de Projeto;
    • Elaborar o plano de comunicação, item 3.1 do Plano de Projeto;
    • Sensibilizar usuários chave, já apresentamos o projeto à PROAD, PRODI, PROEX e Conselho Superior;
    • Mapear a legislação relativa ao projeto;
    • Aprovar a minuta do regulamento do sistema e encaminhá-la ao presidente do Consup (a resolução foi aprovada na reunião do dia 22/04/19);
    • Criar e manter o site do projeto. Foi criado, está disponível em: http://www.ifg.edu.br/ifgdigital
  • Etapa 2
    • Conferir a lotação dos servidores em sua unidade organizacional e, caso necessário, solicitar correção à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos / Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social;
    • Identificar os perfis de usuários e criar o documento que orienta o cadastro de permissões no sistema;
    • Realizar a checagem dos requisitos de infraestrutura (servidores, sistemas operacionais, banco de dados, segurança, backup, …);
    • Atualizar o ambiente de treinamento e produção do SUAP;
    • Realizar as cargas iniciais dos dados no SUAP treinamento e produção;
    • Testar o Módulo de Documentos Eletrônicos do SUAP.
    • Testar o Módulo Processo Eletrônico do SUAP.
  • Treinamentos realizados (Reitoria, Goiânia Oeste, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Inhumas, Goiânia, Senador Canedo, Formosa, Águas Lindas, Valparaíso, Cidade de Goiás, Anápolis, Jataí, Uruaçu e Luziânia)
  • Criação dos principais modelos e tipos de documentos no Módulo de Documentos – SUAP;
  • Atualização dos tipos de processo e levantamentos das informações para requerimentos;
  • Elaboração de diretrizes e orientações para fluxos e processos junto aos setores;
  • Relatório Final do Projeto Entregue;
  • Encerramento do Projeto realizado.

Atividades pós-implantação (em andamento):

  • Atualização do SUAP para possibilitar a integração ao Barramento (ConectaGov-PEN);
  • Integração ao Protocolo Integrado;
  • Integração ao Barramento(ConectaGov-PEN).

 

5 - Notícias Publicadas

 

6 - Legislação envolvida:

Principais normas publicadas sobre o assunto.

Leis:

Decretos:

Portarias:

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