Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Linhas de pesquisa e projetos associados
A partir do ano de 2025, após estudo e elaboração de proposta de revisão para as Linhas de Pesquisa do PPGECM/IFG, o programa passou a constituir-se por duas linhas de pesquisa. Pautando-se nos aspectos de equidade entre as linhas; do perfil dos docentes e suas especificidades de pesquisa; da aderência à área de concentração, as novas linhas passaram a contemplar temáticas que favorecem a distribuição dos projetos de pesquisa entre os orientadores. O processo seletivo realizado em 2024 passou a considerar essa nova configuração das linhas de pesquisa e os estudantes, matriculados em 2025, já ingressaram nessa nova configuração de linhas e macroprojetos de pesquisa, apresentados no quadro abaixo:
Linhas e sublinhas de pesquisa |
Projetos associados |
Linha 1 Ensino, Aprendizagem e Formação Docente em Ciências e MatemáticaEixos temáticos: i) metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem na área de Ciências e Matemática; ii) tecnologias educacionais e o aprimoramento de métodos e ferramentas inovadoras; iii) aspectos epistemológicos, políticos, históricos, filosóficos e culturais do conhecimento científico; iv) formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica e para a Educação Superior; v) relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. |
|
Linha 2 Educação, Sociedade, Formação e Profissionalização DocenteEixos temáticos: i) políticas educacionais, finalidades educativas escolares e tendências pedagógicas; ii) (contra)reformas educacionais do Estado capitalista e seus dispositivos legais; iii) níveis, modalidades e formas organizativas na educação escolar; iv) saberes e práticas docentes e discentes que constituem os processos pedagógicos formais e não formais; v) relações entre discurso, currículo e educação; vi) formação inicial e continuada de professores; vii) relações entre trabalho, formação e profissionalização docente; viii) gestão da educação, da escola e da sala de aula; ix) didáticas e metodologias de perspectivas críticas; x) inclusão, diversidade e construções identitárias, nos processos formativos e na atuação docente; xi) Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem; xii) aspectos políticos e pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos; xiii) práticas educativas para a promoção de sustentabilidade socioambiental; xiv) Educação Ambiental em uma perspectiva crítica que contribua no processo de transformação socioambiental; xv) processo de ensino-aprendizagem que propicie a formação de indivíduos capazes de compreender as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, bem como entre Educação e Sociedade. |
|
Conheça mais sobre as novas linhas de pesquisa do PPGECM/IFG e seus projetos associados
Até o ano de 2024 o PPGECM/IFG apresentava-se com três linhas de pesquisa que abarcavam três macroprojetos do programa, conforme quadro abaixo.
Linhas e sublinhas de pesquisa |
Projetos associados |
Linha 1 Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e MatemáticaSublinhas:
|
Fundamentos, metodologias e recursos para a educação para ciências e matemática
|
Linha 2 Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade |
O ensino de ciências e de matemática: educação ambiental e cidadania |
Linha 3 Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e MatemáticaSublinhas:
|
O ensino de Ciências e Matemática: concepções, objetos e práticas |
Conheça mais sobre as linhas de pesquisa do PPGECM/IFG e seus projetos associados
Redes Sociais