Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia Oeste) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Evento do IFG Anápolis aborda cultura, história e lutas dos povos indígenas
Início do conteúdo da página
PARTICIPAÇÃO

Evento do IFG Anápolis aborda cultura, história e lutas dos povos indígenas

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 10h56 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 15h38

O Abril Indígena foi promovido em conjunto pelos membros do NEABI e CPPIR do câmpus

As atividades do Abril Indígena foram realizadas em diferentes espaços do Câmpus Anápolis nos dias 27 e 28 de abril
As atividades do Abril Indígena foram realizadas em diferentes espaços do Câmpus Anápolis nos dias 27 e 28 de abril

 

A comunidade acadêmica do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) teve a oportunidade de aprender mais sobre os povos indígenas em seus diversos aspectos nesta quarta e quinta, 26 e 27 de abril, datas em que foi promovido o evento intitulado “Abril Indígena IFG Anápolis”. Nos dois dias, foram desenvolvidas atividades relacionadas à cultura, diversidade, história e lutas dos povos indígenas.

O Abril Indígena foi uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e da Comissão Permanente de Políticas de Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do Câmpus Anápolis. “Consideramos um momento importante para abordar a temática indígena junto aos estudantes, mostrando a história, luta e quebrando visões distorcidas e estereotipadas sobre os povos indígenas, já que tem sido uma pauta invisibilizada”, assinala a coordenadora do NEABI, a assistente social Linidelly Rocha Mendes, que também faz parte da CPPIR local.

 

PROGRAMAÇÃO

Na programação do primeiro dia do evento, pela manhã, os estudantes acompanharam a exibição deste vídeo e participaram de uma roda de conversa sobre o tema abordado nessa produção audiovisual junto com membros do NEABI e da CPPIR. À noite, foi realizada a mesa-redonda "Povos Indígenas, Diversidade e Educação" com participação da professora Fran Bandeira (Coord. da inclusão SME-Goiânia e SEDUC-GO/Coletivo Educare), do professor Thiago Cancelier (IFG Goiânia) e da professora Patrícia Emanuelle INHIS/UFU), que participou de forma remota. A mediação foi feita pelo professor do IFG Anápolis, Daniel Silva Barbosa.

Já no dia 27, no período vespertino, foi exibido o filme “Xingu”, em edição especial do projeto de ensino Cineclube IFG Anápolis em sessão no teatro Professor Wemerson Martins Medeiros. E à noite, para encerrar o evento, aconteceu uma batalha do conhecimento (rima) promovida pelo projeto de extensão Viva o Hip Hop! Nessa edição especial, o tema abordado nas batalhas foi "Povos Indígenas". A atividade contou com a participação de membros do Grupo Motriz/Casa do Hip Hop Anápolis.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

Fim do conteúdo da página