Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia Oeste) > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > Palestra sobre a degradação do cerrado abre a décima Secitec do Câmpus Águas Lindas
Início do conteúdo da página
X SECITEC

Palestra sobre a degradação do cerrado abre a décima Secitec do Câmpus Águas Lindas

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 18h39 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2024, 11h09

Evento é realizado entre os dias 23 e 26 de outubro e possui como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”

Palestrantes da abertura da X Secitec, Dra. Marluce Silva Souza e Me. Rodrigo Maciel Soares Dutra
Palestrantes da abertura da X Secitec, Dra. Marluce Silva Souza e Me. Rodrigo Maciel Soares Dutra

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 23 de outubro, a abertura da décima edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento, que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, segue o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que este ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Participaram da mesa de abertura as professoras Marluce Silva Souza (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente / NEPEMA), a gerente de pesquisa e extensão do Câmpus Águas Lindas, profa. Mariana Magalhães Nóbrega, e a coordenadora acadêmica do Câmpus Águas Lindas, profa. Alice de Barros Gabriel. Na ocasião, a professora Mariana destacou que a Secitec, aprovada em edital da SNCT do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dá a oportunidade de estreitar ainda mais os laços com a comunidade. "A décima edição da Secitec consolida o evento em nosso câmpus, fortalece o ensino, pesquisa e extensão, e é um momento de muita troca de experiências com a comunidade", afirma.

Em seguida, foi realizada a palestra “Quem lucra com a degradação do Cerrado?”, com os convidados Dra. Marluce Silva Souza e o mestre em Recursos Naturais, Rodrigo Maciel Soares Dutra. A palestra abordou os aspectos de apropriação e degradação por atividades no cerrado e os sujeitos que promovem este processo ao longo da apropriação histórica do bioma, até a atualidade sobretudo com a modernização.

Abertura do segundo dia da X Secitec contou com desfile sobre os biomas
Abertura do segundo dia da X Secitec contou com desfile sobre os biomas

 

“Ao contrário do que muitos pensam, não é o sujeito homem, de modo generalizado, que degrada o cerrado, mas são pessoas que ao longo da história se apropriaram de forma privada do bioma que promovem a degradação e que geram prejuízos que são públicos, ou seja, são para todos - os solos, o ar, a água - e que causam danos para o patrimônio social e cultural do cerrado”, declarou a professora Marluce durante a palestra.

A Secitec é o momento de abrir a Instituição para que a sociedade conheça os cursos disponibilizados, além de sua produção científica e cultural. Para esse fim, no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, será realizado o “Dia de Portas Abertas”, em que o IFG receberá estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município. Neste ano, o câmpus também receberá o Planetário Móvel Antares e a Escola do Futuro de Goiás Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira. 

Durante os quatro dias de evento, a programação irá contar com palestras, oficinas, painéis interativos, exposição e apresentação científica e cultural. Todas as atividades são gratuitas.

 

Planetário Móvel Antares estará disponível para comunidade no dia 25 de outubro
Planetário Móvel Antares estará disponível para comunidade no dia 25 de outubro

 

Confira a programação da X Secitec.

Acompanhe a X Secitec no perfil oficial do evento no Instagram.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página