Estudantes do Câmpus Águas Lindas apresentam os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos em 2024
Pesquisas receberam premiação e menção honrosa no 30º Congresso da UnB e 21º do DF
Estudantes do ensino médio e superior do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) encerraram o ano de 2024 apresentando os resultados de seus projetos de pesquisa em eventos de iniciação científica de Goiás e do Distrito Federal (DF).
O Câmpus Águas Lindas é a única instituição do entorno do DF a participar, desde de 2018, de todas edições do Congresso da Universidade de Brasília (UnB) e do Distrito Federal. Em 2024, as atividades do evento abarcaram de Arte à Tecnologia, das Ciências Exatas às Humanas, da Saúde à Linguagem. O câmpus apresentou 15 trabalhos de iniciação científica por meio de pôsteres expostos à comunidade, no Centro Comunitário Athos Bulcão, no Câmpus Darcy Ribeiro, entre 4 e 6 de novembro.
Ao longo da mostra, mais de 3 mil estudantes apresentaram projetos de iniciação científica, entre institutos federais e instituições de ensino superior públicas e privadas do DF e entorno. Todas as avaliações dos trabalhos apresentados foram feitas eletronicamente por meio do celular dos avaliadores, que usaram aplicativo criado especialmente para o congresso.
Desses, o trabalho “Sinergia artístico-cerebral: a intercessão da Arte no processo neural de aprendizagem de Ciências”, dos estudantes Isabelle Kristine Silva Martins, Caio Costa dos Santos e Lucas Ullysses Barreto Ribeiro, orientados pelo professor Paulo Alves da Silva e coorientados pela professora Pollyanna de Oliveira, foi indicado à premiação no 30º Congresso da Universidade de Brasília (UnB) e 21º do Distrito Federal.
Assim como o trabalho “Jogos digitais no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental”, dos alunos Gizele Oliveira Santos (bolsista CNPq) e Alitânia Santos de Jesus (voluntária), orientados pelo professor Paulo Alves da Silva, recebeu menção honrosa no evento.
Para o professor Paulo, apresentar os resultados das pesquisas é importante para entrar em contato com um ambiente acadêmico ampliado. "É o momento de compartilhar resultados e de comunicação científica, pois além de dar publicidade aos dados de pesquisa, é uma oportunidade de engajar novos estudantes por meio do testemunho de que é possível fazer pesquisa no câmpus, em diversas áreas diferentes e com poucos recursos financeiros... Penso que poderíamos evidenciar mais as pesquisas que são desenvolvidas por inúmeros servidores e servidoras juntos aos estudantes, criando uma cultura científica mais engajada”, declara o professor Paulo.
A delegação do Câmpus Águas Lindas também participou Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) do Instituto Federal de Goiás, que ocorreu no período de 12 a 14 de novembro. O evento reúne pesquisadores dos 14 câmpus e tem como objetivo ampliar a divulgação do conhecimento científico produzido pelo Instituto. Os estudantes apresentaram os resultados dos projetos de iniciação cientifica, em formato de poster ou comunicação oral. O evento foi realizado no polo de inovação, CRIAR, em Goiânia. "A SICT é mais uma ótima oportunidade para apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição e interagir com a comunidade acadêmica. Além de estimular parcerias e futuras colaborações", declara a professora Mariana Magalhães.
Além destes eventos, o câmpus ainda participou do Sernegra, do IFB, de 27 a 29 de novembro, e do Encontro de Culturas Negras, do IFG, 12 a 14 de dezembro, que se consolidaram como espaço plural de construção e difusão do conhecimento em torno dos debates sobre raça, ancestralidade, gênero e classe na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais