Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia Oeste) > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > IV SECITEC do câmpus Goiânia Oeste começa amanhã
Início do conteúdo da página
Secitec

IV SECITEC do câmpus Goiânia Oeste começa amanhã

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 16h54 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 12h19

Palestra com doutora Agustina Rosa Echeverría e apresentação teatral do Coletivo SEROCO abrirão evento

imagem sem descrição.

 

Começa amanhã, dia 17, às 19h, a IV Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (SECITEC) do IFG Câmpus Goiânia Oeste. O evento iniciará com a apresentação teatral do Coletivo SEROCO do ITEGO em Artes Basileu e seguirá com a palestra da doutora Agustina Rosa Echeverría sobre o tema da SECITEC do Câmpus Goiânia Oeste: Ciência para a Redução das Desigualdades.

 

Apresentação teatral

O coletivo SEROCO nasceu das inquietações de jovens artistas que, após conclusão do curso técnico em arte dramática no ITEGO Basileu França, decidiram adentrar no mundo das artes cênicas de Goiás com um trabalho instigador que abrange o universo da Loucura. Percebendo o potencial do trabalho o ITEGO em Artes Basileu França por meio do coordenador Juliano Silvestre e do professor Davidson Xavier amparam o Coletivo SEROCO, que no ano de 2018 se tornou um projeto de extensão do Curso Superior de Produção Cênica.
O trabalho COLÔNIA que será apresentado na abertura da IV SECITEC faz referência ao livro Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex, que conta de forma profunda e comovente o que aconteceu com internos do Hospital Psiquiátrico Colônia, na cidade mineira de Barbacena –MG, que acabou por ser conhecida como “Cidade dos loucos” por receber pessoas com distúrbios psiquiátricos do Brasil todo, que sofreram com frio, fome e péssimas condições sanitárias. O hospital acabou tornou-se um campo de extermínio para aqueles que não se adequavam aos padrões normativos da época ou não atendiam aos interesses políticos de classes dominantes. Nas chegadas e partidas do “trem de louco” desde a sua fundação, até os anos de 1980 mais de 60 mil pacientes morreram com o descaso da sociedade.
Sobre a intervenção cênica COLÔNIA, o professor orientador Davidson Xavier diz: “é um grito de que tem gente aqui, onde por meio de cenas fragmentadas tentamos expor um universo sem tempo, um lugar longe do raciocínio lógico.”

 

Palestra de abertura

Agustina Rosa Echeverría é bacharel, licenciada e mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos – Rússia, doutora em Educação pela UNICAMP. É professora titular da Universidade Federal de Goiás - UFG, atuando no Instituto de Química, no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais dessa universidade. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, da UFG e é líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental registrado no CNPq. Investiga na área de Educação em Ciências na perspectiva histórico cultural, de Formação de professores e de Educação Ambiental.

 

O evento


A IV SECITEC do IFG Câmpus Goiânia Oeste acontecerá do dia 17 a 20 de novembro. A programação dos quatro dias promoverá 22 minicursos, 13 oficinas, 5 cine-debates, 3 mesas-redondas, 2 palestras, 3 exposições e duas apresentações artísticas. Integrados à Secitec ocorrerão também o II Seminário de Iniciação Científica e o Dia C da Ciência que contará com a participação de vários pesquisadores do IFG e outras Instituições.

 

Confira a programação completa no site.

 

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página