Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia Oeste) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Trabalhos científicos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro são apresentados no Congresso de Fontes Renováveis de Energia
Início do conteúdo da página
congresso e workshop

Trabalhos científicos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro são apresentados no Congresso de Fontes Renováveis de Energia

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 18h42 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h04

Outras instituições de ensino de Goiás também inscreveram artigos no evento 

O prof. do IFMS e integrante do grupo de trabalho da Setec/MEC foi um dos particpantes
O prof. Murilo Miceno do IFMS e integrante do grupo de trabalho da Setec/MEC foi um dos participantes

 

Terminou hoje o I Congresso em Fontes Renováveis de Energia, promovido pelo IFG Câmpus Itumbiara. O evento abriu espaço para apresentação de 20 trabalhos científicos, escritos por pesquisadores dos institutos federais de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e do Triângulo Mineiro. E ainda UFG, UFF e UFU, e também Faculdade Santa Rita de Cássia/Itumbiara, Senai/Itumbiara e Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Um dos destaques foi a participação de duas jovens oriundas do curso Técnico Integrado em Automação Industrial do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Gabriella Indrigy de Souza Farias e Maria Júlia Fortunato Silva. Elas foram as únicas estudantes de nível médio inscritas no evento e confessaram o nervosismo de se apresentar pela primeira vez num congresso científico e diante de uma plateia formada, em sua maioria, por mestres, doutores e estudantes de graduação. As estudantes comentaram que viajaram pela primeira vez para Goiás e gostaram de conhecer o Câmpus e também a cidade de Itumbiara. As duas foram muito parabenizadas pela apresentação e pelo esforço de viajarem sozinhas até Goiás.

Outro participante de fora foi o professor do IFMS, Murilo Miceno Frigo. Murilo assistiu a todas as palestras e apresentou dois trabalhos científicos, um deles sobre o “Estudo da Influência da Sujidade sobre o Rendimento do Sistema de Microgeração Fotovoltaico do Câmpus Três Lagoas”. Sobre esse trabalho especificamente, Murilo comentou ser a primeira vez que apresentava este estudo fora de sua instituição e que estava contente com essa oportunidade. Sobre o evento, o prof. Murilo disse ter se inscrito pela importância do tema, por seu interesse em políticas públicas e também por fazer parte do “Grupo de Trabalho em Energias Renováveis e Eficiência Energética da Rede Federal” – Setec/MEC. Murilo também elogiou o evento e a escolha dos palestrantes.

Quem também comentou positivamente sobre o Congresso Científico foi o empresário Maurício Carvalho Assunção, que há cerca de 1 ano e 02 meses começou a trabalhar no ramo de energia solar na cidade mineira do Prata. Maurício revelou que ouviu falar sobre a energia solar recentemente, em 2016, e decidiu atuar no ramo do agronegócio, devido à linha de crédito específica para produtores rurais. Outro participante foi Cleiber Nichida, estudante do curso de Engenharia Elétrica do IFG Câmpus Goiânia. Cleiber disse ter decidido participar das atividades porque fontes renováveis de energia é o tema escolhido para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e por acreditar que esse ramo “será o futuro da engenharia elétrica”.


Considerações

Coordenador geral do evento, prof. Sérgio Batista, durante agradecimentos finais aos participantes
Coordenador geral do evento, prof. Sérgio Batista, durante agradecimentos finais aos participantes

 

O coordenador do curso da Especialização em Fontes Renováveis de Energia e coordenador geral do evento, prof. Sérgio Batista, avaliou positivamente a realização do Congresso e Workshop que, segundo ele, cumpriu o papel de aproximar a Instituição do setor empresarial, e mostrar o trabalho e pesquisas que estão sendo produzidas no interior do Goiás.

Como resultado, ele citou as novas parcerias firmadas e, entre elas, destacou o convite da superintende de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes, para que o Instituto faça parte de alguns projetos do Goiás Solar, uma iniciativa do governo estadual. Sérgio falou também que coordenador do Programa de Certificação de Profissionais Solares da ABDG, Carlos Café Ezequiel, se colocou à disposição para intermediar o diálogo entre Câmpus e empresas, no sentido de adquirir ferramentas e equipamentos de uso laboratorial e/ou para projetos ligados à área de fontes renováveis.

O coordenador finalizou afirmando que a Instituição ganhou muito com essa oportunidade de entrar em contato com o empresários e de proporcionar aos alunos conhecimentos além da sala de aula.

 


Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página